O Guia Completo: O que é um Lead e por que você precisa de uma Landing Page?

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Com a concorrência de mercado que vemos hoje, conquistar clientes é um verdadeiro desafio no dia a dia de qualquer empresa da área fitness. Ainda mais para aquelas que não estão cientes da importância do marketing digital.

Precisamos estar constantemente focados na captação de contatos para convertê-los em clientes. Para tanto, é preciso conhecer o comportamento do público e realizar campanhas que estejam alinhadas com esse objetivo. 

Esse processo demanda da compreensão de um conceito chave: LEAD. Mas não se preocupe. Logo mais você terá uma explicação sobre ele.

Além disso, também veremos como as landing pages são estratégicas na sua divulgação e na geração de leads. Você perceberá como essa ferramenta é capaz de transformar as visitas do seu site em excelentes oportunidades de negócios. 

Quer ver só? Bora conferir!

O que é um lead?

Lead é o termo utilizado para definir potenciais consumidores, ou seja, pessoas que demonstram interesse em consumir os seus produtos e/ou serviços. Tal interesse fica claro quando ele aceita fornecer dados pessoais em troca de um download de conteúdo (como um e-book).

Perceba que existem diferenças entre termos que muitas vezes parecem semelhantes: lead, visitante e contato.

O visitante é um usuário que teve algum tipo de interação com a sua marca, mas que não compartilhou dados voluntariamente a ponto de se tornar lead. O contato pode ser alguém que disponibilizou somente o endereço de e-mail para assinar a newsletter, por exemplo.

Já o lead é alguém que está mais próximo da sua empresa. Ele manifestou um interesse efetivo pelo que você tem a oferecer a ponto de responder um breve questionário. 

Quando um lead é captado, você estabelece um relacionamento de confiança com ele. Isso gera uma excelente oportunidade de nutri-lo com conteúdos relevantes e conduzi-lo pelo funil de vendas até fechar negócio.  

Quanto mais leads qualificados você tiver, maiores as chances de alavancar os seus resultados. Porém, é preciso conhecer as principais formas de realizar essa captação de maneira bem sucedida. Isso é o que veremos na sequência.

Como as landing pages influenciam na captação de leads?

A landing pages são essenciais para a geração de leads. Elas são páginas especiais através das quais os usuários acessam o site da sua empresa e têm características específicas para alavancar a taxa de conversão, se destacando em comparação com outras páginas. 

Em sua essência, a landing page é uma porta de entrada na sua lista de potenciais clientes. Elas estão presentes em diversas ações de marketing digital, especialmente na oferta de materiais aprofundados como e-books. 

Dessa maneira, você pode iniciar um relacionamento mais próximo com seus contatos. E isso é primordial para despertar o interesse deles pelos seus produtos. 

Tipos de Landing Page

Nas estratégias de marketing digital, as landing pages podem ser utilizadas de diferentes formas. Veja alguns exemplos:

1. Landing page de captação de leads

A página de captação de leads contêm formulários que objetivam a simples coleta de informações básicas sobre o seu lead em troca de um conteúdo. Além do e-book, também podem ser fornecidos outros materiais especiais, como um webinar ou um whitepaper.

Normalmente, o layout desse tipo de landing page tem um título, uma imagem da oferta, uma breve descrição e as guias de captura de dados.

2. Landing page de qualificação

Também conhecidas como progressive profile, essas landing pages são usadas para a qualificação de leads que você já tem. Ao invés de perguntas simples, podem ser realizados questionamentos mais avançados sobre o seu potencial cliente.

A principal diferença entre a página de captura de leads e a de qualificação é que a primeira visa obter somente as informações necessárias para manter o relacionamento com o lead. Já a segunda permite conhecer melhor os interesses dele.

Essa é uma estratégia interessante para saber ao certo qual é o estágio atual do lead na jornada de compras. Isso contribui (e muito!) para determinar os seus próximos passos e personalizar o tom da sua abordagem.

3. Landing page de compartilhamento social

Esse é um tipo de página que não está focada necessariamente na captura de informações, mas sim na visibilidade da sua marca. Nela, o visitante precisa compartilhar um link na própria rede social para ter acesso ao material ou serviço que você está disponibilizando.

Normalmente, esse é um método utilizado em estabelecimentos físicos. Um exemplo é quando, para utilizar o wi-fi, o cliente precisa curtir a sua página e fazer check-in no Facebook. Mas a estratégia pode ser aprimorada e aplicada de outras maneiras também. 

4. Landing page de clique

A página de redirecionamento, também conhecida como landing page de clique, é usada com maior frequência por e-commerces. Ela é focada em chamar o lead para a ação e fechar o negócio. 

Ao invés de solicitar informações logo de cara, a página tem apenas um botão. A ideia é envolver o consumidor na decisão de compra antes de capturar os seus dados. 

5. Landings pages de antecipação e de lista de espera

Tanto a landing page de antecipação (coming soon) como a de lista de espera têm por objetivo despertar o interesse do seu lead. A ideia é aplicar gatilhos mentais, seja com contadores regressivos ou com a sensação de escassez. 

Outra forma de usufruir dos benefícios desse tipo de página é poder antever o interesse do público alvo pelo seu produto. Lembre-se de acrescentar um formulário de preenchimento de e-mail para o visitante ser avisado sobre o lançamento ou disponibilidade do produto.

Como escolher a landing page ideal?

Com os exemplos vistos acima, é possível perceber que a aplicação da landing page pode ser variada. Mas, se o seu objetivo é a captação de leads, é preciso escolher com atenção o conteúdo da página para que ela aumente a eficácia da conversão. 

No geral, mais de uma opção de conteúdo reflete em melhores resultados. Estudos mostram que as taxas de rejeição são menores quando o visitante tem oportunidades de escolha. 

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