5 Principais Canais Online para Atrair Novos Clientes

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Contar com canais online para atração de clientes e vendas já não é mais uma demanda de setores específicos. Todos os segmentos precisam se atualizar para acompanhar a popularização da web.

De acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mais de 120 milhões de brasileiros usam a rede atualmente. O percentual daqueles que realizam o acesso diário é de nada menos que 87%.

Em tal contexto, é praticamente impossível encontrar um empreendimento de sucesso que não faça uso de canais online. Independentemente de o seu negócio contar com um estabelecimento físico ou não, as vendas na internet são fundamentais.

Além disso, vale ressaltar que a multicanalidade não é uma exigência apenas do mercado. O próprio público prioriza as marcas e empresas que estão na web. Esse nível de exigência só tende a se acentuar com o passar do tempo.

Pensando nisso, hoje reuni 5 canais online essenciais para atrair novos clientes e efetuar mais vendas. Se você quer marcar a sua presença digital, considere utilizar todos ou pelo menos alguns deles. 

1. Instagram

O Instagram é considerado hoje uma das mais poderosas redes sociais para se utilizar como ferramenta de marketing. Esse é um espaço privilegiado para posicionamento, pois você pode apresentar a sua empresa para mais pessoas, promover produtos e conectar-se com os seus clientes.

Uma das características mais relevantes sobre o Instagram é a exigência do seu algoritmo. O tempo todo a plataforma está considerando as suas postagens, a qualidade do conteúdo e as suas sequências de ações. Por isso, vale a pena ter um planejamento minucioso na sua estratégia.

Aqui vão algumas dicas práticas:

  • Hashtags: elas têm um papel crucial para aumentar a sua audiência. Fique de olho em quais são as mais populares, fuja de termos proibidos pelo algoritmo e crie a sua própria hashtag;
  • Imagens: o Instagram é baseado em conteúdos de imagem e vídeo. Procure inovar e entregar um material de qualidade para impressionar o público e se destacar perante a concorrência;
  • Texto: o texto da legenda de suas postagens ou das próprias imagens também interfere no engajamento dos seguidores. Vale a pena investir em CTAs fortes, em mensagens instigantes e em conteúdos compartilháveis.

2. Google Meu Negócio

Embora o Google Meu Negócio não seja uma das ferramentas mais populares, ela é uma das mais essenciais para a sua empresa. Afinal, oferece uma exposição gratuita nos resultados globais do Google, mesmo que se trate de um negócio pequeno ou somente local.

Além disso, a plataforma está interconectada com os resultados de outros serviços do Google, como o Google Maps. Isso ajuda (e muito!) quem quer ser encontrado pelo público alvo pela localização geográfica. 

Pelo simples fato de ser grátis, já compensa reservar 5 minutinhos do seu dia para se cadastrar, certo? O preenchimento das informações é simples e solicita dados como:

  • Nome fantasia da empresa;
  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Horários de atendimento;
  • Formas de pagamento aceitas;
  • Website.

3. Facebook

Apesar de eventuais controvérsias envolvendo Mark Zuckerberg e o Facebook, essa ainda é a maior rede social do mundo. Tanto que outras plataformas vêm sendo adquiridas e integradas ao “Face”, como o WhatsApp e o Instagram. 

Segundo dados do Social Media Examiner, 93% dos comerciantes entrevistados afirmaram fazer publicidade na rede regularmente. Ficar fora desse espaço tão relevante em termos de marketing digital não seria uma boa escolha, certo?

Para tanto, não abra mão de ter uma página ao invés de um perfil convencional. A fanpage traz muito mais recursos para empresas, tais como métricas de performance e impulsionamento personalizados. 

4. YouTube

O Youtube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Seu alcance só aumenta a cada dia. 

É importante ao menos considerar inclui-lo na sua estratégia de marketing digital. E isso pode ser mais fácil do que você imagina, pois as possibilidades são variadas.

Engana-se quem pensa que é preciso ter habilidades em frente a câmera ou montar um estúdio profissional. Muitos canais de sucesso apresentam conteúdos simples, porém envolventes.

Se você não quiser ter o próprio canal, também pode firmar parcerias com influenciadores que atuam na plataforma. Esse é um tipo de publicidade que tem se mostrado muito eficiente.

Mais uma terceira opção é a contratação de anúncios pagos. O Youtube está inovando constantemente nas formas de apresentar as campanhas para o público. 

Além do mais, a rede deixou de ser um ambiente de passagem. Muitas pessoas têm deixado a TV tradicional para trás e passam horas assistindo sugestões de vídeos em sequência. Se os seus clientes estão no Youtube, você deveria estar lá também.

5. WhatsApp Business

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação tão proeminente hoje que até mesmo os resultados de eleições têm sido influenciados por ela. A troca de mensagens instantâneas pelo aplicativo substituiu praticamente por completo o uso de SMS e até mesmo as chamadas por telefone. 

Mas esses não são os seus únicos benefícios. Desde que a empresa lançou o WhatsApp Business, ainda mais possibilidades puderam começar a ser empregadas por quem usa o app para negócios. 

A incorporação de ferramentas tornou mais simples a divulgação de campanhas de marketing, de promoções e até mesmo a assistência pós venda para os clientes já convertidos. Sua estrutura está sendo constantemente aprimorada nesse sentido.

As funcionalidades viabilizam, por exemplo, responder mais rapidamente as mensagens da clientela. Além, é claro, de classificar e automatizar o disparo de mensagens com maior eficiência. 

Pronto! Com essa lista, você já pôde ter uma ideia sobre quais são os principais canais online para atrair leads, realizar a conversão e aumentar os seus resultados em vendas.

E aí, quais delas você já utiliza ou pretende utilizar? Na dúvida, consulte nossos cursos e treinamentos para aproveitar melhor o que cada canal online tem a oferecer para o seu negócio. 

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