Como ser Reconhecido nas Redes Sociais (mesmo com poucos seguidores)

Compartilhe esse Conteúdo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Em busca de um método para acelerar o seu reconhecimento, prestígio e autoridade nas redes sociais?

Então fique de olho neste conteúdo que pode contribuir com o seu objetivo mesmo que você tenha poucos seguidores.

Você provavelmente admira certas pessoas na internet e percebe como elas têm influência sobre as suas escolhas. É provável, inclusive, que você passe bastante tempo ouvindo o que elas têm a dizer e a mostrar, sem sequer perceber o tempo passar. 

Boa parte dessa atenção que determinados indivíduos conquistam se deve justamente aos seus ensinamentos.

A habilidade de partilha do conhecimento é uma das formas mais eficientes de estabelecer a comunicação e conquistar seguidores. 

Isso pode até parecer algo recente, já que é muito presente nas redes sociais. Mas a verdade é que mesmo nos princípios da civilização humana já observávamos tal comportamento. Ele apenas tem se adaptado aos novos tempos e tecnologias.

O marketing de autoridade, também conhecido como marketing de influência, é uma estratégia excelente para se destacar em meio a concorrência e conquistar o seu público. Neste artigo, eu vou explicar um pouco mais sobre como colocar isso em prática. 

Vem comigo!

A diferença entre Marketing de Autoridade e Funil de vendas

O marketing de autoridade consiste em um processo sistemático para posicionar uma pessoa ou empresa como referência em determinado nicho.

Nessa abordagem, os esforços de comunicação precisam estar focados na entrega de informações relevantes e confiáveis para o público.

Afinal de contas, autoridade no mundo digital não significa apenas poder. Mas sim, o prestígio conquistado pela sua competência e pela qualidade do conteúdo que você oferece.

Nada melhor do que satisfazer necessidades e oferecer soluções inteligentes para a sua audiência, não é mesmo? E é exatamente nesse cenário que a estratégia do funil de vendas entra em cena. 

Em resumo, a lógica do funil de vendas é bastante simples: produzir conteúdos com uma abordagem mais ampla visando atrair o público para uma descoberta e, em seguida, ir afunilando o assunto para aprimorar o nível de consciência de potenciais clientes. 

Aos poucos, seus leads são educados com materiais que despertam cada vez mais o interesse sobre as soluções que você tem a oferecer para os problemas do dia a dia.

Por fim, chega o fundo do funil, ou seja, a conversão em vendas.

Percebe como o marketing de autoridade e o funil de vendas se complementam?

Ambos podem ser usados em conjunto para que você seja reconhecido pela sua expertise e, por consequência, alavanque os seus resultados.

Eles também estão intimamente relacionados ao Inbound marketing.

Inclusive, já publiquei um artigo interessante sobre esse assunto que você pode conferir clicando aqui.

Devo me preocupar com o número de seguidores?

Quem usa as redes sociais como o Instagram e o Facebook para mostrar o próprio trabalho ou vender produtos, sabe que os números têm impacto na sua autoridade. No entanto, ter muitos seguidores nem sempre é tão importante quanto parece.

De nada adianta sonhar com muitos dígitos se o engajamento dessas pessoas não for o suficiente para proporcionar boas oportunidades de negócios.

Aliás, quanto maior for o número de pessoas com as quais você dialoga, maior também é a probabilidade de criar um distanciamento com o público.

O engajamento deve ser o seu verdadeiro termômetro de sucesso. Quando a audiência interage com os seus posts com curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens diretas, isso demonstra que ela se importa com o que você tem a dizer.

A partir de então, torna-se muito mais fácil conhecer os anseios dos seus seguidores. Por consequência, os conteúdos e soluções que você propor também serão melhor recebidos. 

É muito mais vantajoso (e menos estressante!) comunicar-se com menos pessoas e vender mais do que falar com muitas pessoas e não ver resultados satisfatórios na conversão. Fica a dica!

A importância de manter as redes atualizadas

Outro aspecto extremamente relevante na construção da sua relevância e autoridade é a frequência das postagens nas redes sociais. Você precisa se mostrar presente todos os dias. 

O primeiro motivo é pelo próprio algoritmo dessas plataformas. Ele mantém o seu conteúdo em evidência na timeline dos seguidores quando o fluxo de postagens é atualizado frequentemente. 

O segundo e principal motivo é a expectativa da audiência. Aquela velha premissa que diz que “quem não é visto, não é lembrado” faz todo o sentido no mundo da internet.

A oferta de conteúdo, hoje em dia, é muito grande. Se você não alimentar o público com materiais relevantes continuamente, essa demanda será suprida por outras pessoas ou empresas. 

Além do mais, você provavelmente já passou por frustrações enquanto seguidor também. Não é raro entrarmos em uma página ou perfil e vermos que a última postagem foi há meses ou há semanas atrás. Isso não é nada bom para o clico de consumo e nem para a brand awareness, concorda comigo?

Por outro lado, não peque pelo exagero. Programe um fluxo de posts com bom senso. Também inclua no seu planejamento diferentes tipos de abordagens. 

Uma sugestão prática é a seguinte:

  • 20% de conteúdos dedicados a promoções e vendas;
  • 80% de conteúdos agregadores, atrativos e informativos.

Aprimore a gestão das suas redes sociais!

Lembre-se que as pessoas seguem você pelo que você é e não somente pelo que você vende. Por isso, a gestão das suas redes sociais precisa ser feita com muita cautela e atenção.

Aqui você pôde ter uma ideia de como diferentes elementos contribuem com o seu prestígio no ambiente online, principalmente:

  • O marketing de autoridade;
  • A publicação de conteúdos relevantes;
  • O funil de vendas;
  • O engajamento dos seguidores;
  • A frequência de suas postagens.

E esses são apenas alguns dos passos que precisam ser considerados para estabelecer uma presença constante e positiva das suas redes. 

Você pode encontrar mais possibilidades e estratégias em nossos inúmeros cursos e treinamentos: acesse aqui.

Também não deixe de conferir o GERADOR DE LUCRO COM NOVOS ALUNOS PELA INTERNET: um mecanismo de ponta a ponta para atrair um desconhecido da internet e transformá-lo em cliente pagante no seu balcão!

Espero por você no próximo post!

Postagens Relacionadas