Minha academia tem mais de uma unidade, preciso ter diferentes perfis nas redes sociais?

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Minha academia tem mais de uma unidade, preciso de ter mais de uma página no Facebook e perfil no Instagram? Essa é uma dúvida que muitos empreendedores e gestores de academias têm sobre a sua divulgação e interação online com o público nas redes sociais.

Que a internet se tornou uma ferramenta poderosa hoje em dia, já não há dúvidas. Ter um Instagram para academia, a título de exemplo, virou regra e não a exceção. O apelo visual que a plataforma tem se encaixa perfeitamente no perfil de quem cultua a aparência física.

Além do mais, esse é um espaço gratuito e repleto de possibilidades, inclusive servindo como primeiro passo para redirecionar o público à landing page da empresa. Como se não bastasse, seus recursos ainda ajudam na questão da humanização da marca.

Continue acompanhando a publicação de hoje e descubra se ao abrir página no Facebook, Instagram para academia ou qualquer tipo de perfil nas redes sociais, você precisa ter um para cada unidade ou uma centralização de todas no mesmo espaço. Aproveite parar tirar suas dúvidas!

O mito da especificidade

O marketing digital deve focar na marca e não na especificidade. Ou seja, logo de cara já percebemos que não vale a pena ter várias páginas de Facebook e vários perfis de Instagram para academias.  A linguagem deve ser unificada e centralizada em torno da marca.

É claro que cada unidade têm as próprias particularidades e públicos. No entanto, quando um novo cliente procura pela empresa na internet, ele estará interessado no todo em primeiro lugar.

Além disso, é interessante fazer um comparativo e ver o cuidado que se deve ter com a presença online mais ou menos da mesma forma como cuidamos de um filho. Ele precisa de atenção, de acompanhamento, de alimentação e de interação constante, não é mesmo?

Fazer isso com diversas páginas, perfis e grupos diferentes é humanamente impossível. Em algum momento, uma ou mais unidades sairão prejudicadas. 

Também não podemos esquecer que é melhor que uma postagem seja vista milhares de vezes do que ter centenas de postagens sendo vistas poucas vezes cada uma. Volume de seguidores, curtidas e interações é prova social. Investir nisso vale muito a pena.

A importância da centralização

Hoje em dia, a tecnologia nos permite administrar nossa presença nas redes sociais de maneira otimizada. É plenamente possível centralizar os esforços em perfis, páginas e grupos únicos, posteriormente redirecionando o público para a landing page de cada unidade. 

Até mesmo quando há posts patrocinados isso pode acontecer. As plataformas de configuração de ads têm uma excelente segmentação. Podemos fazer com que a campanha de divulgação ou postagem seja entregue em um bairro ou cidade específica. 

Por essas e outras, a não ser que você tenha uma grande rede de academias com dezenas de milhares de alunos em cada unidade, centralizar a atuação online é uma atitude mais inteligente. Para exemplificar isso, vamos ver a partir de agora dicas de como usar o Instagram para academia.

Instagram para academia: como usar?

Enquanto consumidores, é comum que acessemos as redes sociais e o Instagram para ter um contato visual com as marcas que usamos no dia a dia. Por essa razão, quando estamos do outro lado, no papel de empreendedores, precisamos ver a plataforma como uma vitrine do negócio.

Não é à toa que pequenas e grandes empresas utilizam o feed e os stories para a divulgação de serviços e produtos. Até mesmo redes de franquias fazem uso do mesmo recurso de centralização para que todas as unidades se beneficiem através de um grande canal criado com todo o seu público.

Embora as pessoas venham de localidades diversas, na sua essência o interesse com a marca é o mesmo. Nesse sentido, a o Instagram para academia pode trazer muito mais vantagens do que única e exclusivamente a propaganda. 

Nos próximos tópicos você verá 3 dicas de como usar o Instagram tanto como um canal de comunicação para a prospecção de novos clientes e quanto para a interação com a clientela já existente. Confira como padronizar a sua presença e posicionamento digital.

1. Campanhas de marketing

Conforme mencionado anteriormente, é viável e indicado segmentar o público que terá acesso às suas campanhas de marketing no Instagram. Para tanto, seguir algumas recomendações pode ajudar a potencializar os seus resultados:

  • Ter um objetivo específico para cada campanha
  • Segmente o alcance (por gênero, idade, localização, interesses, etc)
  • Planeje o anúncio e a chamada para a ação que você espera
  • Quando se trata do Instagram, tenha um cuidado especial com a parte audiovisual
  • Não esqueça de usar as hashtags
  • Leve o público alvo para uma landing page específica

2. Suporte aos alunos

O Instagram para academia também serve como um canal de suporte. Com recursos de automação se torna cada vez mais fácil atender às dúvidas e solicitações dos seguidores com alta performance e baixo custo. 

Isso é estratégico, pois torna a obtenção de respostas para questões simples e recorrentes simplificada. Dessa maneira, somente problemas mais complexos podem ser redirecionados para o telefone ou WhatsApp, o que descongestiona as suas linhas e atende aos anseios de ambas as partes.

3. Interação

Como o próprio nome já diz, a principal proposta da rede social é interagir e socializar. Estar presente e em contato constante com o público, além de humanizar a marca, ajuda a consolidar a academia e seus profissionais como referências no ramo. 

Para tanto, vale usar uma linguagem diferenciada e caprichar na geração de conteúdo. Quem segue sua marca quer ver postagens e stories interessantes, que mantenham a atenção por bastante tempo e que sejam compartilháveis. 

Tanto o feed, como os stories, os highlights e o IGTV são ferramentas poderosas e gratuitas. Vale a pena usar e abusar delas para promover promoções, dicas, receitas, programas de emagrecimento, comparativos de antes e depois, enquetes ou simplesmente mostrar o dia a dia do negócio.

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