Como minha academia pode conseguir vendas pelo Instagram

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Ter uma academia vai muito além de ser instrutor. É preciso se empenhar para se tornar um líder de referência para a equipe e um motivador que cative os antigos e os novos clientes. Um ótimo lugar para fazer isso pode ser no Instagram!

Temos nada menos do que 50 milhões de usuários do Instagram no Brasil. Sem sombra de dúvidas, essa é a rede social focada em fotos e vídeos mais famosa da atualidade. Isso abre uma janela de oportunidades para alavancar as vendas de planos.

Lembre-se que desde a popularização dos smartphones as pessoas estão praticamente o tempo todo conectadas. Esse fenômeno transformou a maneira de fazer marketing digital.

Quer aproveitar para alcançar públicos maiores e aumentar o número de matrículas na sua academia o ano todo? Então fique de olho nessas dicas de como usar o Instagram para conseguir mais vendas!

Dica #1: Crie conteúdo de qualidade

Quem consome rede social não quer ver propaganda o tempo inteiro. Por isso, é preciso gerar conteúdos que promovam a sua Academia de maneira mais indireta ou sutil. O marketing de conteúdo é excelente nesse sentido.

Com periodicidade e qualidade nas suas postagens, o público fica engajado e mais próximo da marca, o que é bom tanto para fidelizar os alunos atuais como para atrair novos clientes. Portanto, nada de criar um perfil no Instagram e deixar ele largado às moscas, ok?

Com um intervalo equilibrado para não ser “chato” e pecar pelo exagero, esteja presente constantemente na timeline dos seus seguidores. Pelo menos uma postagem diária é o mínimo que se espera, mas não passe de 3 publicações. 

Já os stories podem ser usados livremente. Mas veremos isso mais adiante de forma detalhada. Por enquanto, a dica que fica é que você seja empático e invista em um conteúdo que seja interessante para o público e para a empresa, atraindo as pessoas organicamente.

Dica #2: Tenha um perfil fitness

Por se tratar de um Instagram de academia, é imprescindível que os conteúdos tenham a ver com o mundo fitness. Humanize a sua empresa e mostre o dia a dia do ambiente na academia. 

A evolução de alunos ou o seu próprio treinamento diário pode servir como inspiração. E o que não falta por aí são perfis fitness para você se inspirar. A ideia é que, ainda que inconscientemente, sua academia figure como uma referência para pessoas que querem aperfeiçoar a saúde e a aparência.

Para tanto, mostre que você entende ao menos um pouco sobre nutrição, sobre diferentes práticas de exercícios (musculação, aeróbica, treinos HIIT, crossfit, yoga, etc), entre outros assuntos afins. Ao ensinar sobre eles, você ganha autoridade. Ao demonstrar, você se torna um exemplo a ser lembrado e seguido.

Dica #3: Faça posts motivacionais

Em tempos de coaching, a autoajuda e os posts motivacionais estão mais em alta do que nunca. Não podemos esquecer que a força de vontade está na linha de frente dos desafios necessários para ter uma vida mais saudável e praticar exercícios.

Essa temática pode ser facilmente linkada a frases de grandes autores e imagens inspiradoras. Esteja sempre de olho em curiosidades, citações e insights que lhe permitam fazer posts de encorajamento. 

Além de tudo que já foi mencionado, essas publicações se tornam facilmente compartilháveis e atingem mais pessoas. Pode até viralizar, que tal?

Dica #4: Apresente cases de sucesso

O famoso “antes e depois” tem tudo a ver com o Instagram de academia: uma rede focada na imagem e uma empresa direcionada ao aperfeiçoamento físico. De tempos em tempos, mostre os resultados de seus clientes, os famosos cases de sucesso.

É bastante provável que cada um desses exemplos acabe inspirando diversas pessoas a trilharem o mesmo caminho em busca dos mesmos resultados. E você será a referência nessa transição.

Dica #5: Aproveite tudo que a plataforma oferece

Nos últimos tempos, inúmeros recursos foram lançados dentro do Instagram:

  • Feed com fotos ou vídeos
  • Stories com fotos ou vídeos
  • Transmissões de vídeos ao vivo
  • IGTV
  • Enquetes
  • Filtros especiais
  • Links de redirecionamento
  • Contas comerciais
  • Mapas com rotas 
  • Conexão com outras redes sociais
  • Posts promovidos
  • Campanhas de marketing 

A lista de funcionalidades só cresce e isso tudo abre ainda mais oportunidades para gerar vendas para a academia. Se você quer aumentar seus resultados, pode contar com recursos grátis ou de baixo custo nessa plataforma. 

Dica #6: Use e abuse de promoções

E por falar em baixo custo, assim como você também deve curtir uma boa promoção os seu público alvo também fica de olho nas vantagens que uma oferta especial pode oferecer. No Instagram da sua academia, ter promoções, concursos e parcerias com outras empresas pode lhe render bons frutos.

Procure equilibrar o seu conteúdo. Direcione de 10% a 20% para a divulgação de pacotes e promoções. Use o Google Analytics em paralelo para ter métricas sobre os resultados e aperfeiçoar cada vez mais as suas estratégias.

Dica BÔNUS: Erros que você não pode cometer

Conseguir vendas pelo Instagram da academia é um caminho viável e até mesmo inevitável. Porém, tomar cuidado para não cometer alguns erros básicos pode ajudar a melhorar o engajamento e aumentar a base de seguidores.

Aqui vão algumas dicas de o que não fazer no Insta:

  • Não publique imagens e vídeos que tiverem baixa resolução
  • Não passe muitos dias sem postagens ou stories
  • Não descuide do seu design gráfico e identidade visual
  • Não faça plágios de outras empresas do segmento
  • Não esqueça de divulgar previamente quando você for realizar transmissões ao vivo ou chamadas específicas
  • Não perca o foco do seu perfil e poste conteúdos pensados para os seus seguidores

Concluindo…

As redes sociais são um suporte valioso para divulgar a sua academia, ainda mais o Instagram que tem foco na imagem. Por se tratar de um espaço gratuito, é interessante dedicar-se para ter um diferencial e inclusive contar com profissional do marketing digital para isso. 

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