Marketing digital para academia: Como usar a internet para manter a sua academia cheia o ano todo

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Usar o marketing digital para academia é a decisão mais inteligente que um gestor pode tomar para evitar o maior problema que esse tipo de negócio sofre: a perda de alunos.

No entanto, são poucos os gestores de academias que não só reconhecem o poder desse tipo de estratégia, como também a utiliza de maneira correta.

Isso faz com que eles não só não obtenham os resultados que esperam, como também desistam de aproveitar as vantagens que o marketing digital pode oferecer.

Para que você não corra o risco de se juntar a eles, ao longo deste post serão apresentadas diversas dicas de como usar o marketing para manter a sua academia cheia o ano inteiro. Aplique cada uma delas e dê adeus a evasão de alunos e lucros:

1 – Marketing digital para academia: Defina as personas  da sua academia

O ponto de partida de qualquer estratégia de marketing digital para academia, é conhecer quem é a persona do seu negócio, isto é, o perfil do seu aluno ideal.

Para alcançar esse objetivo é preciso ir além de dados demográficos, para conhecer as reais necessidades, dores e desejos do seu cliente. Como fazer isso? É simples! Busque responder às seguintes perguntas sobre a sua persona:

  • O que motiva o seu aluno a frequentar a sua academia? Hobby, estética ou saúde?
  • Seu aluno prefere quais modalidades de exercícios físicos?
  • O que deixa o seu aluno mais frustrado em relação ao seu corpo? E em relação aos treinos?
  • Ele gosta de receber dicas de musculação ou sobre exercícios aeróbicos?

As respostas dessas perguntas, irão nortear toda a estratégia de marketing na internet. Isso envolve desde ações de produção de conteúdo até a criação de anúncios, que sejam capazes de gerar mais conversões e aumente a quantidade de alunos na sua academia.

2 – Planeje o seu conteúdo

Planejar o conteúdo que será divulgado para os seus clientes em potencial é uma excelente forma de atrair e fidelizá-los. Isso ocorre porque eles irão encontrar no site ou nos perfis das redes sociais, informações relevantes e que irão aportar algum tipo de valor.

Para isso, é preciso que você conheça a fundo a sua persona, incluindo aqui quais são os seus interesses, dores e necessidades. Somente ao compreender e ter esse tipo de informação bem definida é que você poderá começar a construir conteúdos de qualidade e que trazem resultados para a academia.

É por não planejarem bem os seus conteúdos e não investirem tempo e esforço na construção da persona, que a grande maioria das academias não consegue obter grandes vantagens com o marketing digital.

3 – Marketing digital para academia: Melhore a interação

Um dos erros mais comuns em utilizar marketing digital para academia é pensar que gerar conteúdo é suficiente para atrair e engajar os seus clientes em potencial. Veja bem, para quem deseja obter resultados significativos é preciso investir na interação.

Explico, quanto maior for a interação entre a marca e os seus clientes em potencial, maiores serão as chances dele adquirir o seu produto ou serviço. Diante disso, é fundamental que cada comentário, dúvida ou reação do público-alvo seja respondida de maneira ágil, eficaz e educada.

Um simples comentário respondido de maneira inadequada quebra qualquer vínculo que esteja sendo criado entre o cliente e sua academia. Por isso, é necessário investir e ter cuidado com a forma com que se interage com o público, isso fará com que a imagem da sua academia continue boa.

4 – Explore as redes sociais

As melhores academias do país, já conhecem o poder que as redes sociais pode influenciar no aumento dos novos alunos e fidelização dos atuais. Isso ocorre, porque essas plataformas são um canal direto entre a academia com os seus alunos.

Através delas, os clientes podem interagir com os conteúdos de qualidade promovidos pela sua academia. Assim como, manter contato caso sintam alguma dúvida ou deseje obter mais informações sobre os planos e aulas disponíveis.

Contudo, para que você consiga obter todos esses benefícios é preciso fazer um bom gerenciamento das redes sociais. Isso implica, em explorar o potencial que cada mídia é capaz de oferecer para o seu negócio, assim como qual o melhor tipo de conteúdo.

O primeiro passo para realizar um bom gerenciamento de mídias sociais é questionar-se sobre:

  • Quais as mídias sociais mais acessadas pelo meu público?
  • Que tipo de conteúdo pode gerar mais interação? Imagem, artigos ou vídeos?
  • Qual o tipo de linguagem é indicada para os meus alunos?
  • Como posso usar os recursos de cada mídia para atrair e fidelizar os alunos?

Com base nas respostas dessas perguntas, você conseguirá criar a melhor estratégia para o seu negócio nas redes sociais. O resultado disso?  Você irá perceber a sua academia cheia de alunos durante o ano inteiro.

5 – Marketing digital para academia: blog

Ter um blog é essencial para qualquer academia que deseja não só se destacar no mercado, como também atrair cada vez mais clientes. É por meio dele e do uso adequado de técnicas de otimização de conteúdo (SEO) que o gestor poderá aumentar a sua carteira de clientes.

Isso ocorre graças ao tráfego orgânico gerado para o site, que nada mais é do que uma grande concentração de pessoas que têm afinidade com o tema tratado. Após conhecer os serviços da academia, as possibilidades do público assinar algum plano é altíssima.

É inegável, o marketing digital para academia é a estratégia mais eficiente para os gestores que desejam evitar a evasão de alunos ao longo do ano. Não é a toa, que para aproveitar todos esses benefícios, que as grandes academias do país tem uma presença forte na internet e investem em ferramentas de marketing.

Incrível, concorda? O que acha de seguir essa estratégia também? Tudo o que você precisa fazer é definir bem a sua persona e a partir dos dados obtidos, explorar todas as ferramentas que o marketing digital tem a oferecer para o seu negócio.

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