Você sabe o que é um funil de vendas online?

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Conhecer e aplicar o conceito de funil de vendas é a melhor maneira de aumentar os resultados da campanha de marketing digital da sua academia. Sobretudo porque é por meio dele, que você poderá não só atrair, como também engajar e converter o seu público-alvo em clientes.

É por não conhecer a fundo essa ferramenta de marketing que muitas academias perdem a oportunidade de se destacar no mercado e fortalecer a sua marca.

Para que isso não aconteça com você, ao longo deste post você não só poderá descobrir o que é o esse funil, como também quais são as suas principais etapas. Confira:

1 – O que é o funil de vendas online?

Compreender o que é o funil de vendas, é o primeiro passo para elaborar qualquer estratégia de marketing online. De maneira geral, ele é um modelo que revela a jornada do seu cliente com a academia, desde o seu primeiro contato até a contratação do serviço.

Com base nessa informação, torna-se possível conhecer melhor em qual etapa o seu cliente se encontra, assim como qual a melhor estratégia para que ele alcance o ponto ápice do funil, que é o fechamento de qualquer negócio.

2 – Como funciona o funil?

Depois de descobrir o que significa essa poderosa ferramenta do marketing, chegou o momento de conhecer como ela realmente funciona. Mas antes disso, é preciso que você compreenda que ela precisa ser analisada a fundo antes de ser utilizada de maneira prática.

Por meio dela, você poderá enxergar todo o seu processo de venda como uma espécie de jornada. Primeiro, você terá que fazer com que o seu público-alvo compreenda quais são as suas dificuldades para então mostrar de que maneira a sua academia poderá ajudá-lo a superá-las.

Para isso, é preciso que você otimize todo o processo de vendas, para torná-lo mais eficaz. Veja abaixo quais são as etapas necessárias para atingir esse objetivo:

Funil de vendas: Atrair

A atração é a primeira etapa do funil de vendas online, neste momento é preciso analisar quais as técnicas que você utiliza para atrair novos clientes para a sua academia. O ideal é verificar se ela está sendo realmente eficaz e promovendo os resultados que você deseja para o seu negócio.

A dica aqui é, usar técnicas de atração tais como anúncios, promoções, posts, vídeos em plataformas digitais que sejam frequentadas pelo seu público-alvo. Por isso, invista na criação de conteúdos de qualidade em perfis das suas redes sociais, publicação de vídeos e blogs.

Capturar potenciais clientes

A maneira mais eficaz de conseguir capturar potenciais clientes é investindo em landing pages otimizadas e desenvolvidas com o intuito de converter. Como fazer isso? Certifique-se de que o site responde a todas as possíveis perguntas dos seus clientes em potencial e utilize gatilhos mentais.

Isso fará com que você aumente as chances de prospectar clientes e deles adquirem os serviços que estão sendo oferecidos. Quanto mais eles perceberem que realmente têm um problema e que ele pode ser resolvido pela academia, maiores serão as chances de se converterem em clientes.

Funil de vendas: Nutrir o lead

Depois de atrair e de capturar os seus leads, ou seja, aquelas pessoas que têm todas as características do seu cliente ideal e que realmente estão interessadas no tipo de serviço oferecido pela sua academia, chegou o momento de nutri-lo.

A dica aqui é fazer com que os seus clientes em potencial compreendam que precisam dos serviços da sua academia para resolver os seus problemas. A melhor maneira de fazer isso é oferecendo conteúdos de qualidade, que mostrem que a sua academia realmente pode promover os resultados que ele espera.

Para isso, é possível utilizar desde e-mail marketing até a divulgação de conteúdos em formato de vídeos. Tudo depende do perfil do seu cliente e do tipo de mídia que ele costuma utilizar.

Qualificar o lead

Tão importante quanto nutrir o lead com informações relevantes sobre a sua academia, é verificar se ele possui real interesse em contratar os serviços, isto é, qualificá-lo. Mas como fazer isso? É mais simples do que você imagina.

O uso de formulários atrativos é uma das estratégias mais eficazes para qualificar o seu lead. Isso porque, é nessas ferramentas que eles oferecem seus dados pessoais para obter mais informações sobre os planos e métodos de contratação da sua academia.

Essa é a demonstração de que o lead está pronto para avançar para a próxima etapa do funil, que é a negociação e contratação final do serviço.

Funil de vendas: fechamento das vendas

Agora que você sabe que o seu lead tem interesse de matricular na sua academia, é necessário avançar para a próxima etapa do funil de vendas: a contratação do serviço.

Nesse momento é preciso que você, ofereça informações sobre valores, vantagens, métodos de pagamento, descontos e demais características do processo de contratação. Para conseguir converter leads em clientes, é preciso usar argumentos persuasivos e gatilhos de vendas poderosos, capazes de fechar a venda.

Meça os seus resultados

Uma das grandes vantagens de utilizar esse tipo de ferramenta é você pode consultar os seus resultados e verificar a sua performance de maneira constante. Isso faz com que você possa realizar mudanças na sua estratégia de marketing sempre que considerar necessário.

Caso perceba que a captação de novos clientes não está promovendo os resultados que você espera, você pode melhorar a landing page ou investir em anúncios mais persuasivos, por exemplo.

Ao longo do post você obter informações sobre o que é o funil de vendas online, assim como quais são as suas principais etapas. Saber identificar em que etapa o seu potencial cliente encontra-se no funil e aplicar a estratégia ideal, é o melhor método de aumentar as suas vendas e até mesmo fidelizá-lo.

Além disso, o funil pode ser utilizado para elaborar a estratégia de marketing para a sua academia. Afinal, se o seu objetivo é atrair novos visitantes você irá investir na produção de conteúdos relevantes em mídias sociais, por exemplo.

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