O que mudou no Facebook/ Instagram e WhatsApp

Compartilhe esse Conteúdo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre a Conferência F8 developer  – 2019 do Facebook. Ontem, 01/05/2019 fiz uma live, com meus insights e percepções em relação a essas mudanças e como tudo isso vai influenciar em nosso mercado.

Foi apresentado novidades nas operações do Facebook, Whatsapp, Instagram, Messenger, novos equipamentos e redes sociais.

E o que isso muda na sua vida?

Bem, independente se você é empresário ou não, muda bastante coisa.

Vou te explicar o que acontece a partir de agora com as mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg e sua equipe na conferência.

PRIVACIDADE:

Um dos temas abordados logo no início é a privacidade. Apesar da reputação do Facebook em relação à privacidade não ser das melhores nos últimos tempos, nós sabemos dissi, falou-se bastante em privacidade dos dados. O que de fato é algo importante.

“A privacidade nos dá a liberdade de sermos nós mesmos” afirma Mark

MESSENGER

Um simples chat que vai virar uma plataforma gigantesca!

Não é novidade que há um bom tempo, o Facebook, vem investindo no desenvolvimento e alcance do Messenger.

A promessa é que o aplicativo de mensagens do Facebook seja mais rápido, use menos bateria e espaços dos smartphones.

Outra mudança é uma segunda aba dentro o aplicativo onde será possível organizar uma lista de “amigos e familiares” e a possibilidade de conversar não só com seus amigos do Facebook mas também com os contatos do instagram e whatsapp.

Essa integração permitirá mais acessibilidade a seus contatos fora do Facebook e se utilizada de forma estratégica, pode ser uma ótima oportunidade para conversar de forma mais próxima com suas diversas personas.

Acredito que dessa forma, os usuários tendem a passar mais tempo dentro do Facebook. Apesar de não ter sido abordado temas como anúncios, é possível que essa organização dos dados e maior acesso à plataforma, nos permitirá fazer campanhas e anúncios de forma mais assertiva.

Será possível acessar o aplicativo do  Messenger pelo computador, o que pode facilitar e muito o trabalho de algumas pessoas.

WHATSAPP

A promessa é facilitar a comunicação das empresas com seus clientes e prospects  no Whatsapp com “ferramentas mais poderosas” As novidades são:

Catálogo de produtos corporativos

Transação de pagamento pelo Whatsapp

É importante sair na frente e já começar a planejar como seus produtos e serviços podem ser catalogados para serem comercializados dentro do Whatsapp.

Essas mudanças de fato facilitarão o serviço e a entrega de muitas empresas que já usam o Whatsapp para vendas de forma manual e abrir um campo de possibilidade para muitas outras que ainda não utilizam o recurso.

PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NISSO:

Eu, Junior Crocco, acredito que o Facebook será o maior banco do mundo. O que será uma solução para muitos pois vai democratizar facilitar a saúde financeira de muitas empresas pode virar uma guerra com as instituições bancárias que precisarão se reinventar.

FACEBOOK

Novo Design : Desde a sua criação, o Facebook vem desenvolvendo  e aprimorando sua interface para possibilitar uma navegação mais ágil e simples e é isso que prometem na F8 2019.

A centralização das comunidades (grupos) é um tema fortemente abordado na conferência.

Comunicação Organizada:

Organizar de forma prática a comunicação com a família e amigos, resolve um problema aparente nos últimos tempos de usuários que optaram por usar o Facebook com menor frequência devido a “presença de alguns familiares”. A comunicação ficou muito bagunçada e a promessa é que será possível organizar as interações.

Grupos de Facebook:

A plataforma organizará os grupos através de guia personalizado.

Desta forma,  o recurso de descoberta apresentará grupos por interesse a cada usuário de forma personalizada o que acontece através de cada grupo sugerido.

O grupos serão enfatizados e por se tratar de novas funções, o alcance será maior, inclusive para testar comportamento dos usuários. Logo, esse é o momento de investir energia das suas ações de marketing nesses grupos.

É um momento de ter vantagens de alcance.

Transação de pagamento pelo Facebook:

Será possível fazer pagamentos e receber pagamentos diretamente do Facebook. Essas transações financeiras serão simples, segundo o time do Facebook.

Essa é uma revolução gigantesca no mercado e pode facilitar os negócios de muitas empresas.

SECRET CRUSH

O Secret Crush é o “TINDER” do Facebook.

Será possível criar uma lista particular de amigos que se está interessado e conversar com aqueles que também tem interesse em você.

SEGMENTAÇÃO

Acredito que as novas possibilidade de segmentação, serão estrategicamente benéficas pois, os negócios e empresas podem ter vários grupos com conversas e interações diferentes.

INSTAGRAM: O foco de mudanças no instagram está associado com novo design e facilidade de utilização e mais uma vez, segurança de dados.

Creat Mode:  Uma nova câmera com um modo novo de criação apresenta maior facilidade para criar e compartilhar suas fotos.

Private Like Counts: A proposta aqui é que somente a o perfil que postou uma foto poderá ver o número de Likes que ela recebeu. Dessa forma, surge a necessidade de conteúdos mais relevantes para sua audiência.

Outra novidade são os Stickers de doação: Será possível doar através do instagram. Segundo a equipe, é uma forma de contribuir com o mundo.

PORTAL

Será inaugurado em Junho no Canadá o PORTAL, um equipamento que possibilitará vídeo chamadas pelo Whatsapp e Messenger. O aparelho apresenta características de telefone fixo. Será necessário aguardar para entendermos como essa tecnologia se comporta e qual a aceitação. Eles prometem criptografia de ponta em chamadas.

OCULUS QUEST

O Oculus Quest é um óculos de realidade virtual sem cabos integrado com telefone e a  tela da TV. Promete facilidade de transporte e melhor experiência de utilização.

O sistema INSIGHTS é um sistema de rastreamento dentro e fora do fone que utiliza sensores de bordo para construir um espaço de mapa do jogo físico.

São várias inovações e melhorias, tanto em usabilidade e segmentação e transações financeiras.

O que eu acredito de verdade em relação a tudo isso é que você precisa aproveitar todas essas mudanças sem perder o timing pois, da forma como tem sido construído, o Facebook vai trazer uma força ainda maior para os negócios.

Postagens Relacionadas