Conheça melhor a buyer persona da academia e aumente os lucros

Compartilhe esse Conteúdo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Você já desenvolveu uma série de ações para alavancar os seus serviços. Sabe que o que oferece é diferenciado, pois isso também foi criado com o tempo e pensando em obter maior credibilidade e consequente divulgação. Mas, ainda assim, não está alcançando os objetivos que esperava?

Isso pode acontecer em diversas empresas e com as academias não é diferente. O que acontece em diversos casos é uma falta de sincronia entre o vendedor e o comprador. Um embate de perfis, onde, talvez, você tenha absorvido a ideia errada de quem realmente é o cliente.

Se essa situação for a grande dificuldade de seu negócio, deve ser estudada e melhorada. Pois, o cliente deve ser parte da identidade da marca, as pessoas devem se enxergar nos serviços prestados pela academia. E isso, consequentemente, ajuda na percepção de características de seu público alvo.

O que é uma buyer persona?

A buyer persona é um termo difundido no mundo dos negócios, principalmente, usado em conceitos de marketing. A tradução literal de “buyer persona” é pessoa/personagem comprador, ou seja, um cliente comprador. Mas, o significado não é tão simples e de abrangência tão curto assim.

Por mais que a tradução seja essa, é melhor entender a buyer persona como um cliente ideal, o cliente que por diversos motivos pessoais se torna perfeito para a sua academia. Isso significa que os valores e estilos de vida, de uma determinada pessoa, vão de encontro com os da academia.

Portanto, o termo engloba todo o contexto social em que esse consumidor está incluso. Pois, com dados reais e concretos será possível entender mesmo coisas mais particulares a cerca do tal consumidor ideal. Quando essas informações são dialogadas com outros consumidores é possível ter visão ampla do mercado.

A importância para entender quem é seu cliente ideal é conseguir relacionar o perfil da academia com o perfil de efetivos clientes ou clientes potenciais. E isso só poderá ser feito mediante pesquisas aprofundadas quanto aos costumes, objetivos, amigos, lugares que frequentam, preferências, gostos, dados demográficos, etc.

Descobrir a buyer persona vai além de conhecer características superficiais sobre o seu cliente. As pesquisas devem ser mais especificas do que as feitas para compreender o público alvo. É preciso saber quais os hábitos dessas pessoas, o que elas fazem e o que querem.

O que a academia ganha ao conhecer a buyer persona?

Conhecer os seus clientes é uma ação fundamental para qualquer negócio e isso independe de seu segmento. Mas, ter dados tão específicos e precisos faz com os empreendimentos estabeleçam melhores planejamentos para alcançar e fidelizar essas pessoas.

A sensação de pertencimento mútuo será o diferencial entre você e seu cliente. As ações feitas pela academia serão adequadas para cumprir as necessidades dele, ajudando-o a alcançar determinados objetivos. A academia, de certa forma, se transformará em ‘melhor amigo’.

Qual é o melhor cenário para a divulgação da academia senão um ambiente repleto de pessoas felizes e realizadas com os serviços?

Conhecer melhor a buyer persona garante maior difusão, lucro e, principalmente, estabilidade em longo prazo, para os negócios.

Postagens Relacionadas