Você já desenvolveu uma série de ações para alavancar os seus serviços. Sabe que o que oferece é diferenciado, pois isso também foi criado com o tempo e pensando em obter maior credibilidade e consequente divulgação. Mas, ainda assim, não está alcançando os objetivos que esperava?
Isso pode acontecer em diversas empresas e com as academias não é diferente. O que acontece em diversos casos é uma falta de sincronia entre o vendedor e o comprador. Um embate de perfis, onde, talvez, você tenha absorvido a ideia errada de quem realmente é o cliente.
Se essa situação for a grande dificuldade de seu negócio, deve ser estudada e melhorada. Pois, o cliente deve ser parte da identidade da marca, as pessoas devem se enxergar nos serviços prestados pela academia. E isso, consequentemente, ajuda na percepção de características de seu público alvo.
O que é uma buyer persona?
A buyer persona é um termo difundido no mundo dos negócios, principalmente, usado em conceitos de marketing. A tradução literal de “buyer persona” é pessoa/personagem comprador, ou seja, um cliente comprador. Mas, o significado não é tão simples e de abrangência tão curto assim.
Por mais que a tradução seja essa, é melhor entender a buyer persona como um cliente ideal, o cliente que por diversos motivos pessoais se torna perfeito para a sua academia. Isso significa que os valores e estilos de vida, de uma determinada pessoa, vão de encontro com os da academia.
Portanto, o termo engloba todo o contexto social em que esse consumidor está incluso. Pois, com dados reais e concretos será possível entender mesmo coisas mais particulares a cerca do tal consumidor ideal. Quando essas informações são dialogadas com outros consumidores é possível ter visão ampla do mercado.
A importância para entender quem é seu cliente ideal é conseguir relacionar o perfil da academia com o perfil de efetivos clientes ou clientes potenciais. E isso só poderá ser feito mediante pesquisas aprofundadas quanto aos costumes, objetivos, amigos, lugares que frequentam, preferências, gostos, dados demográficos, etc.
Descobrir a buyer persona vai além de conhecer características superficiais sobre o seu cliente. As pesquisas devem ser mais especificas do que as feitas para compreender o público alvo. É preciso saber quais os hábitos dessas pessoas, o que elas fazem e o que querem.
O que a academia ganha ao conhecer a buyer persona?
Conhecer os seus clientes é uma ação fundamental para qualquer negócio e isso independe de seu segmento. Mas, ter dados tão específicos e precisos faz com os empreendimentos estabeleçam melhores planejamentos para alcançar e fidelizar essas pessoas.
A sensação de pertencimento mútuo será o diferencial entre você e seu cliente. As ações feitas pela academia serão adequadas para cumprir as necessidades dele, ajudando-o a alcançar determinados objetivos. A academia, de certa forma, se transformará em ‘melhor amigo’.
Qual é o melhor cenário para a divulgação da academia senão um ambiente repleto de pessoas felizes e realizadas com os serviços?
Conhecer melhor a buyer persona garante maior difusão, lucro e, principalmente, estabilidade em longo prazo, para os negócios.