Como usar o e-mail marketing na academia e multiplicar os seus alunos

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Usar o e-mail marketing para academia é uma excelente estratégia para conseguir aumentar o número de alunos e fidelizar os mais antigos. Isso ocorre porque o e-mail oferece a oportunidade de se ter uma conversa mais direta e personalizada com o público-alvo.

Infelizmente, são poucos os gestores que recorrem ao uso desse tipo de ferramenta ou a utilizam de maneira equivocada. Isso faz com que eles percam diversas oportunidades de fortalecer a sua relação com os seus alunos e diminuir o índice de evasão.

Diante disso e para que você possa aproveitar todos os benefícios do uso de uma poderosa estratégia de e-mail marketing, ao longo deste post serão apresentados os principais passos para usar de maneira correta o e-mail para multiplicar os seus alunos. Confira:

1 – E-mail marketing para academia: Captar contatos

O primeiro passo para que você possa desenvolver uma estratégia de e-mail marketing para academia é a captação de contatos. Por meio dela, você poderá obter todas as informações necessárias dos seus clientes em potenciais e daqueles que já fazem parte da sua carteira de clientes.

Como fazer isso? Apesar de existirem várias formas de obter esse tipo de informações, sendo que as mais eficazes delas são:

Cadastro dos clientes na academia

Utilizar o cadastro dos clientes da academia é uma excelente opção para conseguir obter os dados de contato. No entanto, antes de começar a enviar qualquer tipo de conteúdo para os seus alunos, pergunte se eles desejam receber informações sobre ofertas, eventos, dentre outras.

A autorização dos clientes para enviar esse tipo de conteúdo é de fundamental importância. Isto é, se você não deseja prejudicar a imagem da sua academia ou perder a credibilidade junto aos seus alunos.

Criar um formulário de contato

Outra forma de captar os dados dos seus clientes é criar um formulário de contato ou para assinatura da newsletter no site da sua empresa. Assim, tanto os seus alunos, quando os clientes em potencial poderão enviar as suas informações pessoais, incluindo o e-mail, para a academia.

Essa é sem dúvida a maneira mais prática de aumentar a base de dados dos clientes. No entanto, você pode potencializar esse recurso ao oferecer algo em troca as pessoas, como um e-book ou até mesmo um cupom de desconto e uma aula grátis.

Independente do método utilizado, é preciso que você garanta a liberdade dos seus clientes de aceitar ou não enviar esse tipo de informação. Por isso, é recomendado que você sempre ofereça a opção de cancelar o cadastro.

2 – Defina a sua estratégia de e-mail marketing

Depois de captar os dados básicos dos seus clientes, chegou o momento de fazer o planejamento da sua estratégia de e-mail marketing. Esse passo é crucial para que você possa obter bons resultados com a sua estratégia de marketing e realmente possa multiplicar os seus alunos.

Uma estratégia bem definida faz com que o conteúdo enviado para o e-mail dos clientes seja ainda mais eficaz. Por isso, não considere essa etapa uma perda de tempo ou a realize de qualquer forma, ela irá necessitar de toda a sua atenção.

Veja abaixo quais são as principais perguntas que você precisa responder nessa etapa da estratégia:

Qual o objetivo da sua campanha de e-mail?

Afinal, o que você deseja obter com a campanha de e-mail marketing da sua academia? É preciso ter clareza quanto a isso e estabelecer um objetivo bem definido, seja ele o de atrair novos clientes, fidelizar os seus alunos ou instigar a contratação de um serviço.

É preciso ter em mente que você só poderá avaliar o desempenho da sua campanha depois de definir os seus objetivos. Além disso, eles irão ajudar na hora de estabelecer quais métodos serão usados durante a estratégia de marketing para potencializar os resultados.

Como desenvolver um bom conteúdo?

Para conseguir alcançar os seus objetivos, é preciso elaborar um conteúdo de alta qualidade e relevante para o e-mail marketing. A dica aqui é que você envie informações claras e concisas para os usuários, isso irá causar uma boa impressão  e fará com que eles continuem lendo seus próximos e-mails.

Além de investir em um conteúdo de qualidade, é válido incluir Call to actions no final de cada e-mail marketing, convidando o leitor a tomar uma determinada ação, seja ela:

  • Seguir o perfil da sua academia nas redes sociais
  • Entrar em contato
  • Convidar para fazer uma visita a academia
  • Fazer o download de materiais
  • Contratar um serviço

Na verdade, essa é a etapa mais importante da elaboração do e-mail marketing pois é a responsável por incentivar o seu leitor a se tornar um cliente fiel da sua academia.

Qual é o seu público-alvo?

Para quem você deseja enviar os seus e-mails? Conhecer o seu público-alvo é importante nesse momento, pois é por meio das informações que você tem sobre ele que você poderá oferecer os serviços que realmente se adequam ao seu perfil.

Uma dica valiosa é perguntar quais são as preferências e as necessidades de cada segmento de alunos ou clientes em potencial. Isso irá ajudar na hora de decidir quais ações e conteúdos serão enviados para eles, fazendo com que ocorra um maior engajamento entre o seu público e a marca.

Após resolver cada uma dessas questões, você poderá estruturar melhor a sua estratégia de e-mail marketing e escolher o conteúdo que será enviado, o horário e até mesmo a frequência de envios.

Como analisar os resultados?

Após colocar em prática todas as técnicas de elaboração de e-mail marketing da sua academia, chegou o momento de saber se a sua estratégia está gerando bons resultados.

Isso é possível quando você acompanha diariamente as estatísticas diárias da ferramenta de e-mail marketing. Dentre os principais indicadores é importante que você mantenha-se atento aos seguintes:

  • Taxa de abertura
  • Taxa de bounce
  • Taxa de clique
  • Taxa de descadastro

Agora que você aprendeu como usar o e-mail marketing da sua academia o que acha de colocá-la em prática? Acredite, em um curto período de tempo você conseguirá não apenas multiplicar a quantidade dos seus alunos, como também fidelizá-los de uma maneira definitiva.

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