Marketing de conteúdo: O Guia completo para revolucionar a sua academia

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Investir em marketing de conteúdo é tudo que a sua academia precisa para se destacar no mercado e conquistar a preferência dos seus clientes. Isso porque ela utiliza técnicas capazes de aproximar o público-alvo da marca e aumentar a carteira de alunos.

O problema enfrentado pela grande maioria dos gestores é que eles não aplicam as suas técnicas de maneira correta. Por isso, perdem oportunidades valiosas de fortalecerem a sua marca e de alavancarem os seus lucros.

Diante disso, ao longo deste post você poderá conhecer um guia completo para revolucionar a sua academia por meio desse tipo de marketing. Confira:

1 – O que é Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia utilizada para não só atrair, como também engajar e potencializar a captação de novos clientes por meio de conteúdos de qualidade e relevantes para o público-alvo.

Isso faz com que surjam novas oportunidades de crescimento da academia. Afinal, ela poderá se adequar ao novo comportamento dos seus consumidores, que não reagem mais às propagandas tão características do marketing tradicional, e aumentar a conversão.

O segredo do sucesso dessa estratégia é oferecer um conteúdo de qualidade para o público, no momento em que eles mais precisam. Ao perceber que irá encontrar a solução para os seus problemas com a marca da academia, as chances dele contratar os serviços são altíssimas.

2 – Por que investir nesse tipo de Marketing

Como pode ser observado anteriormente, ao ser utilizado de maneira correta, esse tipo de marketing pode proporcionar uma série de benefícios para a academia. Confira abaixo quais são os principais deles:

  • Educar os clientes e potencial
  • Aumentar a visibilidade da academia
  • Construir a autoridade no mercado e diante dos clientes
  • Fortalecer a credibilidade da marca
  • Fidelizar os seus alunos
  • Diferenciar-se dos demais concorrentes na área

Mas atenção, para conseguir aproveitar esses benefícios, é de suma importância que o gestor da academia desenvolva uma estratégia de marketing bem fundamentada. Como fazer isso? É o que você irá descobrir no próximo tópico.

3 – Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Depois de conhecer o que é o marketing de conteúdo e alguns dos seus principais benefícios, chegou o momento de descobrir qual a melhor maneira de desenvolver uma estratégia poderosa de marketing. Confira:

Faça o planejamento das suas ações

Esse é o primeiro passo para que você consiga revolucionar a sua academia e torná-la uma referência no mercado. Assim, antes de começar a executar qualquer atividade, defina os seus objetivos, ações e prazos para realizá-lo.

Quanto mais detalhado for o seu planejamento, melhores serão os resultados alcançados. Afinal, será por meio dele que você e sua equipe poderão guiar todas as suas atividades e avaliar de que maneira a estratégia está avançando.

Não fazer esse tipo de planejamento, dificilmente você poderá alcançar os seus resultados que deseja. Afinal, não poderá definir quais as etapas que precisa seguir.

Defina o seu público-alvo

É preciso ter em mente que o marketing digital não funciona da mesma forma que o tradicional. As publicações e divulgações da sua academia são dirigidas para um público específico, por isso é fundamental que você tenha o seu público-alvo bem definido.

A dica aqui é segmentar bem o seu público, de acordo com critérios como:

  • Localização
  • Idade
  • Renda
  • Interesse
  • Gênero

Quanto mais definido for o seu público, maiores serão as chances de você obter resultados de qualidade. Assim, procure criar a sua persona, ou seja, aquele aluno ideal da sua academia e comece a produzir conteúdos para ele.

Crie um blog para academia

Criar um blog para academia é fundamental para qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, por meio dessa ferramenta você não só consegue se comunicar diretamente com a sua audiência, como também posiciona melhor o seu site em mecanismos de busca como o Google.

Por meio de um blog, você também poderá trabalhar melhor a sua audiência e guiá-la pelo funil de vendas até que os seus clientes em potencial sejam convertidos em alunos da sua academia.

Otimize o conteúdo – SEO

Apesar da criação de conteúdos de qualidade ser algo essencial para toda estratégia de marketing da academia, ele precisa ser otimizado para que possa promover os resultados que você espera.

Por isso, é fundamental que você conheça e aplique todas as técnicas de otimização de conteúdo (SEO). Por meio delas, a página da sua academia e as suas publicações poderão ter mais chances de aparecer no topo dos resultados de pesquisas de mecanismos de busca como o Google.

Divulgue os conteúdos publicados no site

Diferente do que muitas pessoas pensam, apenas criar o conteúdo de qualidade e publicá-lo na página da academia não irá promover o efeito que você espera.

A dica aqui é que você aumente o alcance das publicações ao divulgá-las em redes sociais e demais espaços onde a sua academia e o público-alvo estejam presentes.

Além dessas alternativas, você ainda poderá contar com todo o poder de divulgação por meio de links patrocinados. Eles fazem com que as suas publicações alcancem um público mais específico.

Mensure os resultados

Acompanhar os resultados, é uma das etapas mais importantes de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Através dessa prática você poderá obter informações como:

  • Quantidade de visitantes que acessaram o blog
  • Quantas pessoas entraram em contato com a sua academia
  • Visualizações de anúncios
  • Matrículas realizadas durante o período

Com essas informações em mãos, você pode observar quais foram as ações que não surtiram bons resultados e reformulá-las em um tempo ágil. Isso garante a geração de um conteúdo mais rico e relevante para o seu público e principalmente para a sua academia.

Ao longo deste post você pode descobrir o que é o marketing de conteúdo, os principais motivos para investir nele e como aplicá-lo na sua academia. Agora, tudo que você precisa fazer é seguir cada etapa e desenvolver uma poderosa estratégia de marketing.

Com ela, é possível não só fortalecer a sua marca, como também aumentar consideravelmente os alunos da sua academia.

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