Como oferecer Free Pass pode aumentar o número de alunos da minha academia

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O Free Pass em academia pode ser um instrumento poderoso para a atração de novos clientes. Se você ainda não sabe quando e como oferecer o passe livre ao seu público alvo, aqui encontrará algumas dicas valiosas para aplicar na prática. 

Cada vez mais, sejam as academias de bairro ou as grandes redes, estão explorando o uso do voucher de serviços para manter o fluxo de matrículas elevado o ano inteiro. O problema é que muitos não têm certeza de como a experiência gratuita pode ser convertida em lucratividade.

Para que você esclareça as duas dúvidas e saiba exatamente como proceder na cessão de Free Pass em academia, preparamos uma publicação especial. Aqui você encontrará desde os conceitos mais básico até a abordagem ao futuro cliente quando ele já tiver concluído os dias de experiência. Bora lá!

O que é Free Pass em academia?

Antes de mais nada, é prudente começarmos com a definição de o que é um Free Pass em academia, certo? Ele pode ser reconhecido como um brinde para que possíveis futuros clientes experimentem algumas aulas ou serviços grátis por um determinado período de tempo.

É como um cupom ou vale presente. Porém, para que isso se converta em matrículas, uma série de medidas devem acompanhar a entrega desse benefício. E, mesmo que o negócio não seja fechado, é possível obter algumas informações preciosas para a sua tomada de decisão:

  • Quais serviços são mais atrativos na sua esteira de serviços da academia?
  • O que motivou a pessoa a frequentar o seu espaço?
  • Quais são os pontos a serem melhorados de acordo com a reação positiva ou com a má aceitação do público?
  • Qual é o seu público alvo?
  • Qual é o seu diferencial?

Essas e outras questões ficam mais claras, especialmente quando o interesse para receber o Free Pass parte da pessoa a partir de um breve cadastro. Isso pode ser facilmente inserido na sua landing page. 

Vantagens em oferecer passe livre na academia

O passe livre em academia tem um impacto significativo no marketing de academias. Ainda mais se ele for um recurso usado com inteligência dentro de uma estratégia maior de publicidade. 

Essa é uma experiência que pode criar uma excelente primeira impressão no seu público alvo. E como todo mundo bem sabe, a primeira impressão… é a que fica!

Confira outras vantagens de aderir ao oferecimento do Free Pass em academia:

Melhoria da percepção sobre a sua empresa

Por se tratar de uma experiência grátis, a geração de valor daquele passe livre se dá pela melhoria da percepção que o seu público alvo passa a ter da academia. Isso ajuda, inclusive, para tornar a pessoa uma replicadora que recomenda os seus serviços para terceiros.

Fortalecimento da relação com os clientes

Se você oferecer vouchers gratuitos para quem já é seu cliente para que ele tenha oportunidade de conhecer um serviço VIP ou diferente do que ele faz usualmente, os vínculos se estreitam. O mesmo se aplica caso você conceder o direito de o cliente trazer um amigo para treinar com ele sem custos por um período. É fidelização na certa!

Aumento da retenção de clientes

Aumento do faturamento também interessa nesse processo, não podemos negar. Felizmente, a circulação de mais pessoas no seu espaço e conversão de pelo menos uma parcela desse público significa mais matrículas e, por consequência, um boost no fluxo de caixa.

Quando oferecer o benefício?

Sair distribuindo passe livre a esmo não é o melhor caminho. É preciso escolher formas de acrescentar essa ferramenta a sua estratégia. Isso ocorre de duas maneiras:

1. No marketing digital

Linkar o poder das redes sociais com uma experiência de Free Pass em academia é uma ótima forma de captar clientes em potencial. A internet permite que você faça a segmentação, chegue no público certo e no momento certo para que ele construa uma boa imagem da empresa e seja convertido em matrículas. 

2. No marketing presencial

É muito frustrante quando um indivíduo entra na academia para perguntar o preço da matrícula e não fecha negócio, certo? Também não é nada agradável quando um cliente de longa data não renova a matrícula. Esses são apenas dois dentre outros tantos momentos em que pode ser oferecida uma breve experiência gratuita via voucher tendo como objetivo a retenção dessas pessoas.

Estratégias práticas de Free Pass em academia

Sem sombra de dúvidas, com um bom planejamento e criatividade o passe livre nas academias pode ser um instrumento de conversão e retenção extremamente eficiente. Veja alguns exemplos práticos de promoções com Free Pass que você pode oferecer e perceba que ele não precisa nem mesmo ser 100% free:

  • Cupom de desconto de 50% para um mês experimental
  • Promoções de pacotes ou planos diferenciados em que há serviços grátis inclusos
  • Estímulo em campanhas de divulgação na internet com uma demonstração gratuita do serviço (exemplo: lançamento de aulas de yoga com uma sessão gratuita para quem fizer um cadastro inicial e deixar o e-mail)
  • Um mês de matrícula grátis a cada 2 amigos que forem indicados pelo cliente e, de fato, adquirirem um plano
  • Entre outros

Como conquistar novos alunos com o passe livre

Usar o passe livre na sua estratégia não é simplesmente entregar um voucher e esperar que o cliente se convença por si mesmo a se inscrever como aluno pagante. Na realidade, sem um acompanhamento cuidadoso você pode atrair apenas oportunistas ou perder chances promissoras de vendas.

Durante e em especial nos últimos dias do período do Free Pass em academia, o cliente deve ser abordado pelo gestor ou por um membro da equipe. Não há nada demais em pedir um feedback e aproveitar para influenciar na decisão da matrícula. 

Gravei um vídeo no Youtube que vai te ajudar a implementar hoje ainda a estratégia de Free Pass na sua academia, estúdio ou box

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