Pedir para o funcionário usar o seu perfil pessoal para a divulgação do serviço e produto da empresa em que atua nem sempre é confortável.
Para muitos empresários pode parecer invasivo demais, mas existem formas de conseguir isso de maneira natural, sem forçar o colaborador a “cumprir ordens”.
Veja a seguir quatro dicas para motivar a equipe a divulgar a marca na internet:
1 – Motivação
O funcionário que sente orgulho do que faz e que tem identificação com a filosofia da empresa, tende a divulgar o seu trabalho nas redes sociais sem que o chefe precise pedir. Por isso, mantenha o ambiente de trabalho confortável, invista em ações de valorização da mão de obra e mostre de modo subentendido que vale a pena divulgar em seus perfis particulares a empresa para angariar mais clientes, e como consequência, manter o seu emprego ativo.
2 – Comissionamento
A cada novo cliente que o seu funcionário trazer para a empresa, ofereça uma comissão ou participação nos lucros. Com isso, a rede social de cada profissional vai trabalhar a seu favor.
3 – Escute mais os profissionais
As ideias de cada um podem ser aproveitadas no dia a dia e nas ações de marketing digital. Faça reuniões periódicas e convide os profissionais a trazer ideias novas para a empresa, com isso, o colaborador vai se sentir valorizado, além de ter uma motivação extra para compartilhar nas suas redes sociais o seu trabalho.
4 – Fotos e vídeos do profissional em ação
Mostrar as qualidades de cada profissional nas redes sociais é essencial para que essas pessoas divulguem a sua marca. Filme e fotografe os colaborados em ação e crie publicações nos perfis do Facebook e Instagram marcando o rede pessoal desse funcionário. Os resultados são imediatos e com muito engajamento de um público novo para o seu perfil oficial.