1. Planejamento estratégico
Entender o conceito de marketing, seus processos e as possíveis dificuldades que poderá encontrar no seu negócio é essencial para não gerar frustações. Então, procurar por profissionais capacitados que saibam usar todos os mecanismos de marketing e façam algo exclusivo para seu empreendimento lhe trará grandes resultados.
O investimento não será barato, mas não deve ser dispensado porque a probabilidade de ser ultrapassado pela concorrência é grande. Faça um bom planejamento e estipule metas para serem alcançadas com as ações.
2. Foque no marketing interno
Antes de atrair novos clientes a academia, valorize os alunos que já possui, pois eles mesmos poderão trazer parentes e amigos para a academia por gostarem do bom atendimento e do bom serviço e agora o recomenda.
Para isso, é preciso pensar em estratégias que façam com que o aluno se sinta à vontade de retornar no dia seguinte, que tenha a sensação de acolhimento e motivação da parte dos profissionais que lhe auxiliam durante as series de exercícios.
3. Ofereça vantagens aos novos alunos
Para se conquistar novos clientes, é preciso provocar estímulos por parte da academia, que atrairão os futuros clientes, então opte por brindes após a matricula, vantagens nas atividades oferecidas e nas mensalidades.
Dar vantagens aos alunos que conseguirem levar amigos para se matricularem na academia também é uma estratégia para captar nos alunos e ainda proporcionar a satisfação de ambos, e evitar que o aluno mais antigo se sinta desprestigiado.
4. Marketing temático
Apostar no marketing voltado para um assunto especifico é inovado e criativo e atrai novos clientes se bem posicionado. Por exemplo, implantar um plano na academia voltado para verão, época que tantos desejam estar com seus corpos definidos e bonitos.
Para este tipo de estratégia dar certo, necessita que tenha uma programação totalmente diferente da oferecida tradicionalmente, com horários flexíveis, ambientes alegres e diferenciados, músicas animadoras e energias, e, claro, uma equipe de funcionários acolhedora e capacitada.
5. Faça marketing digital
É essencial que sua academia esteja conectada as redes sócias, tenha seu site exclusivo, divulgue seus serviços e mantenha contato com seus clientes pelo meio digital para a promoção de planos temáticos e apresentação das novidades presentes no local (novos equipamentos, novos serviços, novos instrutores).
A internet é uma ferramenta de busca para aqueles que desejam ter uma saúde de qualidade e o corpo escultural, então é a oportunidade que empresários de academia pode usar para se promover.