Ter um produto bacana, ou desenvolver um conteúdo de qualidade para o seu site ou blog não são suficientes para conquistar novos clientes em potencial. Mais do que isso, é preciso que você desenvolva ferramentas estratégicas para atrair esses visitantes, conhecer o seu perfil e fazer dele um lead real.
Uma dessas ferramentas é a tão falada landing page, que poderá impactar diretamente no sucesso do seu negócio. Basicamente, uma landing page é um tipo de página criada especialmente para capturar os principais dados de um visitante, como nome completo e e-mail, para futuros contatos.
Apesar disso, não basta criar uma página qualquer e esperar que ela faça milagres. Uma boa landing page deve ser cuidadosamente planejada. Do contrário, você só irá desperdiçar tempo e recursos que não irão te levar a lugar nenhum (muito menos os seus visitantes).
Mas, afinal, o que é uma landing page?
Se você ainda não sabe do que estamos falando ou ainda tem dúvidas sobre a importância de uma landing page, agora você irá saber de vez do que se trata.
A tradução literal do termo significa “página de aterrissagem”, que se refere também a um destino para uma conversão. Basicamente, uma landing page é uma página na internet que tem o objetivo de divulgar uma oferta (evento, e-book, produto, etc) e induzir o visitante desta página à uma única ação: se cadastrar ou comprar nesta página.
No caso das academias, esse é um tipo de estratégia que traz retornos ainda mais eficazes. Afinal, são poucas que fazem uso desse recurso. Se há uma chance de se diferenciar dos concorrentes, é melhor aproveitar!
Como criar uma landing page que funciona?
Basicamente, quanto mais informações você souber sobre quem será o público alvo, mais você poderá ajudá-lo a resolver suas necessidades e ser mais assertivo no desenvolvimento das suas ações.
Entretanto, para que isso seja possível, será necessário criar uma página atraente e agradável aos olhos do seu público. Ou seja, todo o conteúdo e layout deverão conversar entre si e refletir a identidade da sua academia.
Basicamente, sua landing page deverá ser estruturada em três blocos:
1º bloco: Você explica a oferta rapidamente e oferece ao visitante a opção realizar um cadastro e deixar seus contatos rapidamente em troca daquilo que você estará oferecendo.
2º bloco: Você detalha a oferta entregando um breve conteúdo para que o visitante se sinta mais confiante em saber o que está recebendo em troca do seu contato. É importe reforçar aqui a oportunidade do cadastro.
3º bloco: Esta é sua última chance de capturar o lead! Para isso, você deverá aumentar sua influência e autoridade. A dica aqui é deixar o cadastro de forma aberta e fácil, sem a necessidade de um clique para outros links.
Agora que você já conhece a importância de uma landing page para o seu negócio, mãos à obra! Construa algo embasado em conteúdo textual e gráfico de qualidade e surpreenda-se com os resultados!