Os 3 elementos essenciais para ter resultado no relacionamento com os leads

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Não basta simplesmente você aplicar as técnicas de aquisição de leads e deixar todos de lado. Um lead que você não cuida de forma atenciosa não se tornará um cliente, e pior, pode acabar se tornando propaganda negativa para o seu negócio.

Pela intangibilidade do Marketing digital, e a dificuldade de manejar essa situação, é muito comum que as pessoas que comecem a investir nessa linha sem muito preparo desistam nesse ponto.

Isso porque é normalmente nessa altura que a resposta de seus leads mais demora a aparecer. Logo você sente a falta de um feedback, de qualquer tipo de resposta que demonstre o funcionamento desse estilo de Marketing.

Porém, é aqui que a estratégia realmente começa também. É aqui que se deve aplicar ao máximo para que tudo que foi feito comece a valer todo seu esforço e investimento.

Aqui, vamos te passar os elementos essenciais para uma resposta efetiva entre o seu relacionamento e seus leads, que logo serão futuros clientes.

Frequência

É muito importante manter um ritmo com o qual você entra em contato com os seus leads. Um intervalo pequeno pode afastar seus clientes, e um intervalo muito grande fará com que eles esqueçam o conteúdo anterior ou até que tinham esse contato.

Uma forma eficiente de não sobrar nem faltar no quesito frequência é esperar sempre cerca de dois a três dias para voltar a entrar em contato com seus leads.

Esse é o tempo usual que um cliente volta a academia, que alguém faz algum tipo de curso, etc. São tempos padrões no qual já estamos extremamente acostumados.

Tente também sempre mandar nos mesmos dias da semana. Assim, logo seus clientes vão entender que o dia x sempre será o dia que você entrará em contato com eles.

Consistência

A sua forma de contato não poderá ser repetitiva, mas também não poderá só trazer novidades. Abranja rapidamente o assunto da forma anterior para que o cliente não fique perdido entre e-mails.

No caso da introdução, introduza uma questão, pergunta ou problema que só será respondido no contato seguinte. Deve ser uma pergunta com um tom complexo, para que o lead fique constantemente se perguntando a resposta.

Não seja breve, mas também não se delongue. Um lead não irá investir todo o tempo deles somente nisso, mas é essencial que eles cheguem até o fim do material enviado.

Qualidade

Não basta simplesmente apresentar questões e problemas que as respostas são binárias e simples. Nunca apresente perguntas de sim e não, sempre apresente uma possibilidade de alternativas por questão.

Após toda a apresentação de situações e de um bom conteúdo, mostre tudo que você demonstrou em teorias em uma prática funcional.

A ideia aqui é converter seu lead em cliente, e não simplesmente deixar ele recebendo conteúdo gratuito, e a qualidade do conteúdo afeta diretamente na conversão de leads.

Automatize o processo

Tudo isso mencionado acima deve ser automatizado com o tempo. Pode demorar um pouco, e no começo é natural se sentir um pouco perdido. Essa automatização virá com o tempo, avaliando os resultados adquiridos pelo método.

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