Ter ou não ter uma pessoa de marketing na minha academia

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O mercado fitness só tem crescido nos últimos anos. Mas será que o marketing de academia conseguiu acompanhar esse crescimento? Qual o nível de comprometimento da gestão de academia que você promove com o marketing digital?

Os métodos de atração e de conversão de clientes são cada vez mais dinâmicos. Manter velhas práticas, tais como a burocracia de ter que telefonar para a academia para conseguir saber o preço da matrícula e planos, é algo ultrapassado. Hoje em dia, tudo acontece online.

Na questão da fidelização, o mesmo quadro se repete. Estar presente na timeline das redes sociais de seus clientes é fundamental para manter o interesse deles e criar um vínculo que perdure por mais tempo.

No post de hoje vamos conversar sobre a importância de um incluir uma pessoa de marketing na gestão de pessoal da sua academia. Você conhecerá as vantagens dessa estratégia e como ela pode ser aplicada na prática. Não deixe de conferir!

Vantagens do marketing de academia

Assessoria de imprensa é um termo muito comum nos nossos dias. Você certamente já ouviu ele relacionado a grandes empresas, artistas, políticos ou outras figuras públicas, não é mesmo?

Mas você sabia que mesmo pequenas academias podem (e devem!) investir nesse recurso? Ter um bom especialista em marketing de academia é mais acessível e rentável do que você imagina. 

Nos 10 tópicos abaixo você terá as principais vantagens em incluir o marketing digital na sua gestão de academia. Observe!

1. Aumento das vendas

Mesmo empresas de pequeno porte que investem em uma gestão de pessoal que inclui a contratação de um colaborador ou a terceirização do marketing digital percebem como isso dá munição extra para as vendas. Aliás, é justamente nas pequenas e médias empresas que isso é mais perceptível.

2. Mais valor agregado a sua marca

Outro aspecto super importante é o valor que fica agregado à empresa. As pessoas se habituam a ter a sua marca constantemente à vista nas redes sociais e com isso as buscas pela sua referência se tornam mais frequentes. 

Dados apontam que depois de um semestre de trabalho intenso no marketing de academia, as buscas online pela empresa aumentam em até 40%. Esse é um percentual muito significativo, ainda mais quando consideramos o baixo custo que ele demanda. 

3. Atração de novos talentos

Uma gestão de pessoal ou a contratação de uma assessoria de marketing digital acaba atraindo novos talentos para o seu convívio. Essa interação só tende a melhorar a sua percepção do mercado e da realidade, o que gera mais oportunidades de bons negócios. 

Além disso, quando a academia tem uma presença forte na mídia ela pode usar isso como uma vantagem estratégica na hora de contratar funcionários de outros setores também. Os bons profissionais querem ter a sua imagem vinculada a empresas bem sucedidas. 

4. Gestão de pessoal mais eficiente

Gerir uma empresa envolve saber otimizar a gestão do RH. Talvez você esteja se perguntando: “o que isso tem a ver com marketing de academia?” A resposta é simples: tudo!

Pesquisas trazem dados alarmantes sobre clientes que deixam de frequentar uma empresa por causa do mau atendimento. Cerca de 68% das pessoas revelam falhas na gestão como motivos principais da migração para a concorrência. 

O marketing de academia não foca somente na propaganda. Ele preocupa-se com todas as variáveis inclusas nos resultados e nas vendas. Isso inclui até mesmo programas de capacitação para que a equipe siga a filosofia da empresa à risca.

Conhecimentos, habilidades e atitudes que precisamos desenvolver na gestão de academia e na capacitação do time estão intimamente ligados com o número de matrículas e com a fidelização da clientela. Feedbacks sobre o desempenho dos funcionários, seja com elogios ou críticas construtivas, fazem parte desse processo também.

5. Mais credibilidade

O maior bem que a sua presença na internet e que o marketing de academia podem trazer é a credibilidade e autoridade no mercado. O segmento de academias e outros espaços fitness é muito concorrido. Conseguir o patamar de referência nesse meio é para poucos.

6. Redução de custos

Ter uma pessoa de marketing de academia na sua gestão pessoal representa redução de custos e não o contrário. Afinal de contas, a publicidade via marketing digital é econômica e muitas vezes gratuita quando um profissional de qualidade está controlando essa atividade. 

7. Gerenciamento de crises

Crises internas na equipe e descontentamento de determinados clientes ou ex funcionários têm impactos negativos enormes na sua imagem. Nesse contexto, contar com alguém que lhe dê suporte no gerenciamento desse tipo de problema é fundamental.

Atualmente, toda e qualquer problematização nas redes sociais, a título de exemplo, pode viralizar. Isso tem a capacidade de destruir a sua reputação se não houver uma preocupação com meios de controle de danos. 

8. Aumento da sua visibilidade

Usar o marketing digital como parte da sua gestão de academia é uma forma de garantir visibilidade pelos motivos certos. As pessoas adoram novidades e há métodos inovadores para fazer com que suas estratégias cheguem ao público e o atraia. 

9. Resultados recorrentes

O marketing na gestão de academia proporciona resultados crescentes e recorrentes. Dessa maneira, o seu fluxo de caixa se torna mais sólido e previsível, o que contribui muito para a saúde financeira do seu negócio. 

10. Fidelização de clientes

Por fim, mas não menos importante, está a fidelização dos clientes que você já tem. Conseguir novos alunos para a academia é bom, mas se a rotatividade nas matrículas for muito alta os resultados serão instáveis. Por essas e outras, manter uma base fiel é melhor.

Nesse sentido, a gestão de academia é fundamental para continuar encantando e mantendo o interesse de seus clientes. Esse é um dos passos mais importantes para trilhar um caminho de sucesso no mundo fitness.

E então, gostou das dicas de hoje sobre o marketing de academia e gestão de pessoal? Se ficou alguma dúvida para trás, não hesite em nos contatar! 

Nos vemos no próximo post, até lá!

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