O fim dos Likes no Instagram e como isso afeta sua academia, estúdio ou box.

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Quem está sofrendo por conta do instagram retirar da sua visão o número de curtidas levanta a mão!

Depois que foi anunciado e comentado por toda a internet que o Instagram escondeu o número de curtidas das fotos e vídeos, já comecei a receber mensagens de gestores de academia preocupados com “o engajamento”.

É sério, não sei se choro ou dou risada.

O motivo é simples: O que isso tem haver com vender mais?

De verdade…me responda com sinceridade.

Sabe o que vai fazer você vender mais?

Muita coisa, mas com certeza não são os likes! Até por que por 5,00 você comprava 200 likes em fotos e vídeos.

Mas já que é o assunto da moda, vamos lá trocar uma ideia para te ajudar enxergar as oportunidades ocultas que você ainda não identificou.

Certamente quem sair na frente no uso do que vou falar daqui em diante, vai ganhar mais dinheiro.

Vou te explicar como “o fim dos Likes” no instagram afeta sua academia, estúdio ou box.

Por que medir curtidas?

A grande verdade é que ter mais curtidas nas fotos geram um “efeito celebridade” instantâneo.

Uma curtida aumenta o alcance, e da a impressão que seu conteúdo é bom, porém para efeito de performance do instagram, o número de curtidas só perde por importância do número de impressões.

Ou seja, não vale nada.

O número que alimenta seu ego

Meninos vão me entender rapidamente.

Quando se é adolescente a primeira coisa que um garoto pergunta para o outro é o tamanho do seu “amiguinho”.

O motivo é alimentar o ego, e acreditar que o tamanho define o resultado. Da mesma forma que o número de curtidas define o resultado.

Não, o que define o resultado é o resultado, no caso o lucro. Digo lucro pois o que de fato importa é o dinheiro no bolso.

São incontáveis as vezes que vejo gestores vendendo muito bem, porém vendem abaixo do custo ou sem margem alguma. Resumo: fecham o dia sem dinheiro no bolso e com mais custo pois mais clientes gera mais custo.

Métrica da Vaidade não paga seus boletos.

Provavelmente você nunca recebeu dinheiro ou pagou uma conta da sua academia, estúdio ou box com curtidas no instagram.

Isso quer dizer que, não se desespere por isso, apenas aproveite e siga o que vou te dizer.

O que devo fazer para ter um bom engajamento nas minhas postagens? 

Primeiro vamos entender uma coisa.

Instagram é um dos canais de comunicação. Hoje está bacana, mas em pouco tempo ele cairá e outro canal surgirá ou retornará.

É assim que funciona, tudo é cíclico.

Pergunta chave é: Por qual motivo mesmo você coloca posts no instagram? 

Ou seja, qual seu objetivo?

Isso mesmo SEU OBJETIVO! Qual é? Me diga…qual é?

Não tem né?

Eu sei…são poucas as pessoas que tem um objetivo, até por que o objetivo não é do post no instagram, e sim da sua campanha onde o instagram é um pedaço dela.

A imagem acima mostra de forma bem simplificada e rascunhada um número pequeno, mas significativo de ações e tipos de conteúdos a serem gerados para uma campanha, e se você prestar atenção verá que o instagram é apenas um dos canais e o que menos importa seria a quantidade de curtidas.

O objetivo de qualquer ação de marketing digital que você fizer deve ser muito claro para você. 

Se não for, não venha me dizer: “Não deu resultado” sendo que você nem sabe qual resultado deseja.

Objetivo definido?

SEJA ESPERTO.

Se não tem curtida…não peça para curtir.

Mude seu CTA.

Estimule sua audiência a salvar, compartilhar e comentar suas publicações

Quando muitos usuários começam a salvar uma publicação, o instagram entende que ela é relevante de alguma maneira.

Mas, o que levaria uma pessoa a salvar uma publicação?

Essa deveria ser sua preocupação e não as “curtidinhas”

O quanto esse conteúdo pode ser relevante pra ela no futuro.

Brinque de Prever o futuro.

Exemplo “bobo”: Na segunda feira poste algo relacionado a alimentação no fim de semana, e desde o início diga…essa mensagem você deverá rever na sexta feira se quiser emagrecer. Salve essa imagem!

Pronto…

Com isso em mente, Desenvolva conteúdo que as pessoas precisam usar mais vezes e deixe claro isso para elas.

“Salve esse vídeo para fazer esse alongamento todos os dias antes de iniciar sua jornada de trabalho”

Sacou? Faça isso que será um bom inicio de desapego as curtidas.

Caça ao comentário!

Pense em um campeonato disputado…um objetivo ou troféu que as pessoas se esforçam para conquistar..pois é, agora o nome desse prêmio é COMENTÁRIO.

Os comentários ficarão visíveis para os usuários do instagram e a “prova social” que vale de verdade a partir de agora são eles.

Quanto mais, melhor.

Logo estimule comentários em seus posts.

Perguntas além de servirem como pesquisa, estimula que pessoas respondam nos comentários.

Exemplo:

Quanto tempo você tem disponível por semana para treinar?

O GRANDE PROBLEMA DOS COMENTÁRIOS.

Comprometimento. Tempo. Exposição.

A maioria das pessoas não gostam de se expor. Não gostam de se comprometer, ou seja, para fazerem isso tem que valer muito a pena.

Dessa forma, se seu conteúdo é raso, sem interesse, sem sal e não serve pra nada, é melhor você escrever cartas e enviar pelo correio pois conteúdos assim…esses sim estão mortos e enterrados.

Conteúdo agora é rei, rainha, o reino inteiro…

Você já deve ter ouvido que conteúdo é rei.

E agora ele é a bola da vez!

Desenvolva conteúdo realmente relevante para sua persona. 

Entregue algo de valor de verdade.

Se não sabe o que é algo de valor, se pergunte: Esse conteúdo que eu produzi vale a pena?

OLHE PARA SEU CONTEÚDO E SE PERGUNTE:

É útil?

É relevante?

Serve para alguma coisa?

Emociona?

Ajuda?

Encanta?

Surpreende?

É foda?

As pessoas terão vontade de compartilhar?

Se quer minha dica, use essa “listinha anti-conteúdo ruim” e inicie a produção pensado nela.

Postar promoção, oferta, plano de academia ou qualquer outra coisa que você venda o tempo todo só vai fazer com que as pessoas parem de interagir com você.

E percebemos que não é isso que o Sr Zuckerberg quer.

Na verdade sua audiência não quer. 

Mas não esqueça de vender.

Lembra do objetivo? 

Tenha CTAS (Chamadas para a Ação) bem claras.

Porém não se iluda! 

Como sempre digo: “Nossa Senhora do Alcance orgânico” parou de operar milagres.

Invista em anúncios e tenha estratégias definidas para usar todos os seus canais de comunicação.

O instagram não é fofo e nem queridinho, é uma mídia de massa e serve para fazer dinheiro para o facebook.

Aprenda a fazer o uso dela de forma profissional.

Você precisa dominar anúncios.

Não é uma dica que estou lhe dando. É uma orientação profissional.

Se tem qualquer tipo de negócio, ou quer ter um, você PRECISA SABER FAZER ANÚNCIOS.

Por isso vou deixar esse link aqui de uma aula onde explico sobre os fundamentos do Facebook para você implementar na sua empresa.

Para finalizar, hoje estava falando exatamente sobre isso com a turma do Mentoring Friends que é um modelo de atendimento que proporciono aos clientes via instagram.

Como recebo diariamente uma interminável quantidade de dúvidas, resolvi atender de forma mais profissional e assertiva orientando e mentorando as pessoas sobre suas dúvidas individuais.

Gravei um vídeo rápido para você entender o que é o Mentoring Friends?

Como pode ver é algo: 

RÁPIDO

EFICIENTE

EXCLUSIVO

Essa é a forma mais acessível de ter minha orientação.

Sugiro você agir rápido pois vou limitar esse formato de atendimento em apenas um grupo restrito.

Depois que atingirmos esse número, vou quintuplicar o valor pois não faz sentido ter um serviço de atendimento premium por um preço extremamente baixo.

Esse é o link para você pagar simbólicos 3 reais por dia para eu te ouvir, entender seu problema e recomendar uma solução/ação prática.

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