Marketing para academia: Como dar os primeiros passos

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Socorro! Tenho uma Academia e não entendo nada de marketing digital!

Muito se fala sobre o tal marketing digital. No entanto, compreender um assunto tão amplo e subjetivo pode acabar se tornando um desafio em termos práticos, não é mesmo?

Até porque o próprio conceito tende a sofrer algumas mudanças ao longo do tempo. Nos anos de 1990, por exemplo, embora a internet já existisse, o marketing digital era muito diferente do que observamos hoje.

Foi somente a partir dos anos 2000 que a interação dos usuários da web com o conteúdo permitiu uma abordagem mais semelhante a que temos atualmente.

Sendo assim, ao invés de divulgações unilaterais como as da mídia tradicional, passamos a envolver a audiência de uma forma mais ativa nas campanhas.

É justamente sobre esse tipo de estratégia que vamos conversar hoje. Fique de olho neste conteúdo para saber mais sobre o que é o marketing digital e os primeiros passos para a sua empresa tirar proveito dele. Bora lá!

Primeiros passos: O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste no processo de oferta e livre negociação de serviços e produtos entre pessoas ou empresas, mas com os esforços concentrados no ambiente da internet.

Através de canais online, podemos encontrar oportunidades valiosas de negócios.

O grande porém é que muita gente confunde a atração de seguidores ou de visitas para um site com marketing digital. Quando, na verdade, isso não faz de você um especialista na área.

Para que os números tenham significado real no seu dia a dia, eles devem estar atrelados a objetivos compatíveis com o seu negócio. O mesmo se aplica ao tipo de divulgação na qual você investe.

Na prática, o marketing digital envolve muitas tarefas e funções.

Elas vão desde a parte de planejamento, passando pela produção de conteúdo, pela divulgação e pela avaliação da sua estratégia através de métricas para saber se ela está funcionando ou não.

Ufa! Você provavelmente já conseguiu perceber que ele envolve muitas habilidades e técnicas, certo?

Independentemente de você optar por atuar nesse segmento de uma forma mais generalista ou especializada, é indispensável que se compreenda o macro.

Premissas Básicas do Marketing Digital para Academias

Cada método tem as suas especificidades. No mundo do marketing digital, não poderia ser diferente.

Por isso, confira alguns dos conceitos básicos que fazem parte desse tipo de estratégia e que você precisa conhecer:

1. Persona

A persona é um perfil quase fictício que reúne as características mais comuns do seu cliente ideal.

É para esse personagem que você vai direcionar os seus esforços e estabelecer os critérios de segmentação.

2. Funil de vendas

O funil de vendas nada mais é do que a representação gráfica e ao mesmo tempo comercial das etapas que um consumidor percorre na jornada de compra.

Ele começa mais amplo e se estreita à medida que o público compreende melhor determinado problema e considera o seu produto como a melhor solução para finalmente adquiri-lo.

De maneira geral, o Funil de Vendas é composto por uma sequência de produtos interligados e que são ofertados à sua persona, na medida em que ela amadurece e surgem novos problemas.

3. Lead

Leads são contatos que podem se tornar oportunidades de vendas e consequentemente clientes pagantes.

O Lead é composto por dados de contato e de interesse. Como por exemplo o nome e o email de um usuário da internet que demonstrou interesse por musculação.

Eles ajudam a identificar quem é o seu público e devem ser nutridos com conteúdos e ofertas relevantes até que alcancem o momento de compra no funil de vendas.

De maneira resumida, os Leads são as pessoas que percorrem o seu Funil de Vendas, indo desde a etapa de descoberta até a etapa de compra e pós-compra.

4. SEO

A otimização de conteúdos, conhecida como Search Engine Optimization (SEO), consiste em ações para aumentar o potencial de alcance e de rankeamento dos seus conteúdos e campanhas de marketing digital através do uso de palavras-chave.

Um SEO bem feito e bem executado pode trazer ótimos resultados para a sua academia, estúdio ou box.

Nesse caso o Google se torna o seu “funcionário” e traz automaticamente novos visitantes para o seu site, página ou blog sem que seja preciso investir dinheiro em anúncios.

5. Landing Page ou Página de Captura

A landing page é a página de destino no seu site, isenta de distrações para que o cliente permaneça focado no que você espera que ele faça.

A intenção é a conversão, seja para a conclusão da compra ou para outra proposta pré determinada.

6. CTA

Outro elemento chave no marketing digital é a CTA (Call to Action). Ela consiste em um link ou botão que chame o seu público para a landing page a fim de realizar uma ação.

Principais estratégias de Marketing Digital para Academias, Estúdios e Boxes

O marketing digital pode ser aplicado das mais diversas formas. É preciso que você conheça essas possibilidades e escolha aquelas que mais combinam com as suas expectativas e com as demandas da sua empresa. 

Afinal de contas, uma estratégia é um caminho que você escolhe para alcançar um objetivo. Acontece que dentro da internet as alternativas são numerosas. 

Portanto, vale a pena considerar e testar diferentes opções, inclusive combinadas.

Porém, mais importante do que conhecer várias estratégias, é escolher uma boa estratégia e aplicá-la até que conquiste bons resultados.

Aqui estão algumas das minhas sugestões:

1. Inbound Marketing

O ambiente da web é excelente para compreender as dores do seu público e estabelecer um relacionamento de confiança com ele.

O inbound marketing ajuda (e muito!) nesse sentido.

Ele é um marketing de atração, através do qual você conversa com a audiência e converte clientes oferecendo soluções.

2. Marketing de Conteúdo

Uma das formas de aplicar o Marketing de Conteúdo e outras estratégias é através da publicação de conteúdos relevantes para encantar o seu público.

Basta escolher os canais certos (blog, redes sociais, entre outros) e não esquecer do SEO.

3. Presença Digital

A influência é conquistada a partir do diálogo frequente com a audiência. Por isso, não é suficiente apenas ter um perfil nas redes sociais. A sua presença digital deve ser contínua e, de fato, aproximar você de potenciais clientes.

Isso explica a importância de ter um site bem posicionado nos buscadores e estar presente em vários canais de comunicação digital.

4. E-mail Marketing

O Email Marketing, de modo geral, consiste em disparos em massa, isto é, o envio de um mesmo email para centenas ou até milhares de contatos ao mesmo tempo.

Ao mesmo tempo que é possível automatizar e agendar os envios.

Enviar e-mails com fins comerciais é um procedimento básico hoje em dia. O e-mail marketing fortalece a marca, permite uma comunicação mais clara com seus leads e estimula as vendas. Esse é um canal direto e econômico que, quando bem aproveitado, rende bons frutos.

5. Tráfego pago

Além do tráfego orgânico obtido através da otimização (SEO), você também pode incluir anúncios pagos na sua estratégia de marketing digital. A boa notícia é que o investimento é baixo e traz ótimos resultados.

6. Automação de Marketing

A automação de marketing trata-se de mecanismos e ferramentas que automatizam processos repetitivos e fazem uso da tecnologia para agilizar os seus processos de divulgação e gerenciamento de campanhas. Uma das principais vantagens é a clareza nas métricas para aprimorar constantemente os seus esforços.

Seus próximos passos

Todos os conceitos e estratégias vistas hoje são apenas uma parcela de todo o universo de possibilidades que o marketing digital viabiliza. Continue acompanhando os próximos conteúdos e entenda mais sobre as oportunidades que a internet oferece para o seu negócio.

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Até a próxima!

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