Guia para planejar o Marketing Digital da sua academia

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Planejar o marketing digital para academia é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Sobretudo porque, é por meio desse tipo de planejamento, que são definidos todos os passos a serem seguidos para alcançar resultados realmente relevantes.

Não fazer essa etapa reflete diretamente na qualidade dos resultados que são obtidos por meio do uso do marketing digital. Infelizmente, essa prática ainda é muito frequente, pois a maioria dos gestores de academia consideram o planejamento tedioso e uma verdadeira perda de tempo.

Diante disso, ao longo deste post você poderá encontrar um guia prático para planejar bem o Marketing Digital da sua academia e obter resultados de qualidade. Confira:

1 – Marketing digital para academia: Defina os objetivos

Definir os objetivos da sua estratégia de marketing digital para academia é o primeiro passo para conseguir obter bons resultados. Por isso, antes de tomar qualquer decisão relacionada a sua campanha de marketing, reflita sobre o que deseja alcançar com ela.

Algo simples como isso, irá ajudar você a ter mais clareza sobre que tipo de ação será desenvolvida e de que maneira. As chances de ter sucesso com o marketing irão aumentar consideravelmente.

Uma dica valiosa aqui é estabelecer prazos reais, ou seja, que podem ser atingidos no decorrer da sua estratégia de marketing. Isso irá fazer com que você tenha uma noção da magnitude do seu projeto e da quantidade de atividades que deverão ser realizadas para executá-lo.

Mas isso não é tudo, ao estabelecer metas e definir o seu respectivo prazo para ser executada, você terá total controle do avanço da sua estratégia de marketing digital. Algo que não aconteceria se você a realizasse sem nenhum tipo de planejamento.

2 – Conheça o seu público-alvo

Depois de definir bem os seus objetivos e metas, chegou o momento de obter o máximo de informações possível sobre o seu público-alvo. O ideal aqui é que você descubra quais são as necessidades dos seus clientes em potencial, as suas dúvidas e o que procuram em uma academia.

Como fazer isso? É mais simples do que você imagina. Existem inúmeras ferramentas na internet que contribuem para que você possa descobrir de maneira exata qual o verdadeiro perfil do seu público-alvo.

É com base nas informações obtidas por meio dessas ferramentas, que você poderá não só definir o seu conteúdo, como também adaptar a linguagem utilizada. Além disso, ao conhecer bem o seu público-alvo, você poderá garantir a presença da sua marca em todos os espaços que são utilizados pelos seus clientes em potencial.

Uma dica é criar uma persona com todos os dados obtidos sobre o público-alvo. Esse cliente ideal imaginário irá ajudá-lo a compreender o comportamento daquele grupo de pessoas específico, isso inclui as suas necessidades e os seus desejos.

3 – Defina os canais usados pelo marketing digital para academia

O seguinte passo para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital para academia é escolher quais são os canais ideais para que a marca da sua academia esteja presente. O ideal é que eles tenham uma grande concentração de público-alvo.

Diante da grande variedade de canais e de redes sociais utilizadas pelo público-alvo, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher aqueles em que a sua marca estará presente.

Uma dica é optar por redes sociais e demais plataformas online que permitam que você verifique a quantidade de tráfego gerado e o perfil exato das pessoas que o visitam. Isso irá fazer com que você tenha dados que podem guiar e embasar as suas ações de marketing.

Caso tenha dificuldade em gerenciar essa parte da estratégia de marketing, a melhor opção é contratar os serviços de uma empresa especializada. Ela irá gerenciar todas as redes sociais e sugerir o uso de técnicas específicas, que potencializam os resultados das estratégias de marketing.

4 – Escolha o conteúdo a ser divulgado

Essa é considerada uma das etapas mais importantes de toda a estratégia de marketing. Afinal, é por meio do conteúdo que será divulgado que você poderá estabelecer uma comunicação direta com o seu público-alvo.

A escolha do conteúdo ou da linguagem equivocada faz com que toda a sua estratégia de marketing seja ineficaz. O motivo disso está intimamente relacionado à qualidade da informação que é transmitida para o seu público.

Se ao acessarem a sua página web ou visitarem a sua rede social, o seu público-alvo se deparar com conteúdos irrelevantes, ele dificilmente irá voltar a procurar a sua marca para esclarecer uma dúvida ou contratar o serviço.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é desenvolver conteúdos relacionados ao perfil do seu público-alvo, que sejam atraentes e eficazes.

5 – Marketing Digital para academia: Monitoramento

O último passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital para academia é definir de que maneira as suas ações serão verificadas e monitoradas. Isso irá fazer com que você possa acompanhar de perto toda a evolução da sua estratégia e fazer ajustes sempre que possível.

Mas para isso, é necessário estabelecer quais serão as ferramentas de monitoramento utilizadas. De maneira geral, a mais utilizada para essa finalidade é o Google Analytics.

Essa ferramenta permite que você não só acompanhe o tráfego no seu site e ainda obtenha informações relevantes sobre o público-alvo e o seu comportamento na página web. A dica é sempre escolher aqueles recursos que oferecem o maior número de informações.

Agora que você aprendeu como planejar o marketing digital para academia é crucial colocá-lo em prática hoje mesmo. O primeiro passo, é bem simples basta definir os objetivos que você deseja alcançar para a sua academia, quer seja aumentar o número de novos alunos ou até mesmo fidelizar os atuais.

Ao ter esse objetivo em mente, torna-se mais fácil implantar os demais passos do marketing digital e assim alcançar os resultados que você tanto almeja. Esse é o segredo das maiores academias do país, para conseguir se destacarem em um mercado tão concorrido e conquistar cada vez mais clientes.

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