Estratégias de marketing digital para conquistar e fidelizar clientes em sua academia

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Hoje em dia, com a imensa quantidade de academias que existem no mercado, se posicionar nesse meio para conquistar e fidelizar novos clientes acaba sendo um grande desafio.

Se você também vive esse dilema e já não sabe mais o que fazer para ampliar a quantidade de alunos na sua academia, então esse post foi feito para você.

O que vou lhe mostrar agora são algumas estratégias matadoras de marketing digital para você não só conquistar novos clientes, como também fidelizar os que já fazem parte e acreditam no potencial do seu negócio.

Normalmente as razões que levam muitos donos de academia a obterem um número de matriculas reduzido de matriculas são inúmeros, e listar cada uma aqui seria algo praticamente impossível.

No entanto, essas estratégias vão abordar basicamente as situações cotidianas que ocorrem nas academias e que você pode usar a seu favor para garantir uma produtividade maior e, consequentemente, bons resultados para a sua academia.

Considerando que a sua academia já apresenta uma boa estrutura e localização, agora vamos abordar os principais elementos que devem ser implementados em seu negócio para atrair e reter clientes.

Isso porque de nada vai adiantar conquistar um numero elevado de novos alunos, se a sua academia ou mesmo a sua gestão não possui a capacidade necessária para assegurar a fidelização de cada um dos seus clientes, certo?

Portanto, a primeira estratégia que você pode aplicar em sua academia para gerar e reter mais clientes é:

#1 Estratégia de marketing digital: Seja encontrado pelo google

Esta é uma das estratégias de marketing digital que se mostra muito eficaz, mas que muitos donos de academia não fazem por parecer algo óbvio demais.

Imagine que você está querendo malhar e para isso precisa ir em busca de uma academia de qualidade, que realmente tenha o que você precisa para alcançar os seus objetivos.

Nesse momento qual é a primeira coisa que você faz?

Provavelmente, a sua primeira ação será procurar algo na internet, afinal de contas esse meio é um dos que tem sido mais buscado pelas pessoas que estão a procura de alguma informação, não é mesmo?

Usar o Google como fonte de pesquisa é o que você e milhares de outras pessoas fazem para ir em busca da informação que desejam.

Todos os meses o Google gera cerca de 17 milhões de pesquisas relacionadas ao mundo fitness e se você não estiver presente nesse meio, com certeza está perdendo muitas oportunidades.

Mas o que fazer para ser encontrado na internet?

Um dos primeiros pontos que você deve trabalhar para ser encontrado na internet é o conteúdo.

Como a internet é uma fonte gigante de informação e as pessoas estão a todo instante procurando por alguma coisa nesse meio, então trabalhar o conteúdo que você insere no site da sua academia é uma excelente forma de ser encontrado no meio virtual.

Você pode criar um blog e vincular ao site da sua academia e todos os dias ou semanalmente você pode fornecer conteúdos relevantes que despertem o interesse dos seus clientes em potencial.

É importante para você entender que nessa área não deve haver propaganda ou mesmo publicação de vendas, apenas informação e conteúdo de qualidade.

Acredite, essa é uma ótima forma de ser visto e reconhecido na internet, pois o que o seu cliente quer é informação de qualidade, e quanto mais você der a ele o que ele deseja, maiores serão as chances dele se tornar o mais novo cliente da sua academia.

Entenda que nesse momento inicial, o seu cliente em potencial não está buscando preços, nem equipamentos, mas puramente informação qualificada, e é justamente isso que você deve fornecer a ele caso queira ficar a frente da concorrência no meio virtual.

#1 Gere tráfego com anúncios para ser notado na internet

Este com certeza é um dos elementos fundamentais que você deve trabalhar para conseguir ser notado pelo seu público-alvo na internet.

Vá em busca da publicidade paga como o Google Adwords, Facebook Ads, enfim, corra atrás e compre um espaço publicitário para o seu negócio.

Atualmente existem inúmeros sites que vendem tráfego. Você pode escolher entre o tráfego segmentado e o não segmentado. Nesse caso a dúvida que muitos donos de academia, e até mesmo você, pode ter é: “Como saber qual é o melhor tipo de tráfego para o seu negócio?”.

Bom, se a sua academia já possui uma marca reconhecida no mercado, então o ideal é que você foque em um tráfego segmentado tais como blog, fóruns fitness, dentre outros.

#2 Seja diferente na utilização de tecnologias

Grande parte dos donos de academia acreditam que o principal fator que pode diferenciar o seu negócio da concorrência é o preço. Puro engano!

As vezes a redução no preço pode, inclusive, colocar em dúvida a qualidade do seu trabalho, afinal de contas quando o valor é muito abaixo do valor de mercado até o próprio cliente acaba tendo uma má impressão do seu negócio.

Por isso, tente não se focar tanto no preço cobrado pelos seus serviços.

Procure investir em outros aspectos para se diferenciar da concorrência como equipamentos de qualidade, tecnologia inovadora e avançada aplicada as atividades que são prestadas em sua academia, instrutores capacitados, dentre outros.

Contar com um diferencial como estes que foram citados acima é crucial para que a sua academia desponte na frente da concorrência e conquiste ainda mais alunos ao longo do ano.

Mas não se esqueça de divulgar esses diferenciais, pois quem não é visto, não é notado, não é mesmo!

#3 Construa um site vencedor

Se a sua academia já possui um bom tráfego e apresenta diferenciais claros, chegou o momento de converter seus visitantes em clientes reais.

Mas como fazer isso?

Muito simples!

A primeira coisa que deve fazer para conseguir converter seus visitantes em clientes para a sua academia é:

  • Enviar mensagens claras e objetivas

Embora tenha citado mais acima que na parte de conteúdo você não deve falar sobre preços ou planos envolvendo a sua academia, no seu site é importante deixar claro em meio a toda a informação, que existe uma empresa ali presente e que você está oferecendo algo, pois do contrario o visitante poderá se sentir enganado no momento em que você for oferecer algo a ele.

Por isso, tente passar uma informação que seja útil para o seu cliente, mas ao mesmo tempo deixe claro a ele que você tem um bom serviço para oferecer a ele e que pode ajuda-lo a alcançar aquilo que ele está buscando.

  • Não dificulte o contato com o cliente

A partir do momento em que você monta um site e não coloca os dados de contato de forma acessível para que o visitante visualize com facilidade e possa ter acesso para futuramente entrar em contato com você, com certeza as suas chances do seu negócio converter visitantes em clientes são mínimas.

Por isso, se você quer realmente utilizar o marketing digital a favor do seu negocio para ampliar a quantidade de clientes que a sua academia possui atualmente, procure facilitar o contato com os clientes.

Não coloque formulários gigantescos em seu site.

Procure ser o mais simples possível nessa parte, para que consiga colher os dados dos seus visitantes com mais facilidade e assim possa converte-los em clientes de maneira eficiente.

  • Seja um bom guia para o seu visitante

Outra dica muito eficiente para você construir um site vencedor é saber trabalhar com as ferramentas certas para que a sua página guie o visitante da pagina principal até a área de planos de forma leve e facilitada.

Quando uma pessoa entrar em um site, ele deseja logo saber o preço do serviço para saber se a aquisição vai ou não compensar. Nesse momento você tem duas opções:

  1. Você encaminha o seu cliente diretamente para a área de planos e mostra a ele os seus valores para que ele possa analisar e ver se é viável ou não a aquisição do serviço, ou;
  2. Você pode mostrar ao visitante todas as vantagens que a sua academia tem para oferecer por meio de um conteúdo rico em detalhes e somente no final apresentar a ele o preço do serviço. Nesse caso você pode, inclusive, criar um vídeo apresentando, de maneira simplificada, os planos para o seu visitante.

As duas formas descritas acima são validas. Tudo vai depender da forma como você deseja conduzir o seu negócio.

#4 Desenvolva um relacionamento com seus clientes

Outra estratégia matadora de marketing digital que você pode usar em seu negócio para fidelizar seus clientes é manter sempre uma relação próxima com eles.

Vamos aos fatos!

Todo cliente que entra em uma academia e que não só é bem recebido, como também consegue manter um bom relacionamento com o local em si, com certeza será um cliente satisfeito e fidelizado.

Por isso, se você que a sua academia cresça e evolua com o tempo, conquistando sempre novos clientes e fidelizando os que já fazem parte da sua equipe de alunos, precisa oferecer algo diferenciado para os seus clientes.

São estratégias simples como estas que, se implementadas corretamente, podem gerar excelentes resultados para o seu negócio.

Por isso, não perca tempo e comece já a aplica-las, para que em pouco tempo você consiga transformar a sua academia em um negócio de sucesso!

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