Ter landing pages que convertem é o grande objetivo de todos aqueles que vendem produtos ou serviços na internet.
E para te ajudar a alcançar esse objetivo, vou acrescentar exemplos práticos dos processos que aplicamos no Site Fitness. E o primeiro deles é o heatmap ou mapa de calor.
E antes de partir da Tática para a Prática, preciso que você esteja contextualizado sobre o que vou tratar nesse artigo. Então, se você ainda não faz idéia do que é landing page, pode assistir ao webinar sobre Como Criar Landing Pages de Forma Simples e Objetiva antes de continuar a leitura.
Não faz sentido você ler um artigo que fala sobre aumentar as conversões, sem antes aprender a criar landing pages que convertem ok?
VOCÊ SABE O QUE É HEATMAP?
Heat maps (ou heatmaps), são mapas de calor que indicam através de cores onde os visitantes do seu site estão clicando e interagindo. Com essa informação, você pode inserir Call to Actions nos locais de maior densidade de cliques e assim, aumentar a sua taxa de conversão.
POR QUE UTILIZAR HEATMAP?
O Mapa de calor é mais uma ferramenta para te ajudar a parar de brincar de adivinhação com o seu site e começar a construir designs com foco na conversão.
Mas para mim a grande vantagem em utilizar o heat map é o apelo visual que ele tem para mostrar quando você fez cagada na sua landing page. E eu vou te dar agora um grande exemplo disso se você ainda não percebeu…
ANALISANDO O MAPA DE CALOR
Eu te convido a analisar comigo a Landing Page da campanha 7 dias grátis do Site Fitness, que colocamos no ar no início de janeiro de 2017.
Essas manchas na imagem representam os pontos onde os visitantes clicaram. A densidade muda de acordo com o numero de cliques, partindo da cor verde para a vermelha e aumentando de tamanho.
Repare bem nas duas manchas maiores de cor vermelha. Uma no topo da imagem na área de menus e outra no botão de Call to Action na parte inferior da imagem.
Você já conseguiu identificar a cagada?
Quem viu meu post sobre 5 Dicas para melhorar suas Landing Pages, vai lembrar que o item número 2 dizia DIGA NÃO AOS MENUS e o que eu fiz?
Exatamente o que você pensou…
Eu tirei o foco do botão de ação colocando um elemento que desvia a atenção do usuário e o resultado consequentemente foi um número muito baixo de conversões!
CONCLUSÃO
Utilize a ferramenta HeatMap para acompanhar o comportamento dos seus visitantes e realizar as mudanças necessárias para aumentar suas conversões, o que no meu caso foi apenas deletar o menu da página e deixar apenas o botão de ação.
Veja como está o mapa de calor atual:
COMO INSERIR HEAT MAP NAS SUAS PÁGINAS?
Inclusive gravei um vídeo tutorial de 5 minutos para ensinar Como Inserir Mapas de Calor no seu site.
CLIQUE AQUI para assistir.
Se você ainda não é nosso cliente acesse: http://7dias.sitefitness.com.br e teste 7 dias grátis!
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Conta comigo,
Delton Silva
CEO Site Fitness