Por que minha academia não aumenta o número de alunos?

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Acredito que depois de ler este artigo, ou você nunca mais volta, ou toma uma atitude diferente assim que terminar a leitura.

( Este artigo é longo e com a minha opinião pessoal, e pode deixar você incomodado )

 

Não sei você, mas o dia todo recebo mensagens de gestores de todo país reclamando da situação do mercado, da crise, da concorrência, da briga de preços e aquela história que todo mundo já sabe de que as lowcosts estão prostituindo o mercado.

Prepare-se, pois agora vai entrar em cena as reclamações das academias boutique.

Por esse motivo, SEMPRE faço pesquisas. Seja para entender o perfil do gestor, do personal, do profissional em geral.

Neste momento, está rolando ESTA PESQUISA com as pessoas que se inscrevem no Workshop #AcademiaCheiaOAnoTodo, e faço um levantamento do perfil dos gestores sobre:

  • aspectos comerciais
  • conhecimento de marketing online e off line
  • tamanho do negócio
  • projeções de crescimento.

Confesso, O RESULTADO É ASSUSTADOR!

Vou explicar o motivo da minha opinião, e peço que acompanhe com atenção a minha lógica. (Talvez eu grave um vídeo explicando se receber um número significativo de pedidos)

 

NÚMERO DE ALUNOS ATUAL

Informação dentro do esperado.

57% dos respondentes tem academias com menos de 300 clientes
30% dos respondentes tem academias entre 300 e 800 clientes

Pela minha análise dos dados associada as inúmeras conversas diárias, esse número é representado por negócios pequenos e médios onde a gestão estratégica e operação executiva é feita pela mesma pessoa.

O típico gestor “faz tudo na academia”. Tem dificuldade em delegar, centraliza as decisões. Sente dificuldade em comprometer o time e muitas vezes evita contratar alguém para uma determinadas funções, pois ele mesmo pode fazer aquela tarefa.

Reclama muito do excesso de trabalho e tem em sua rotina ficar olhando o que o concorrente está fazendo. Realmente gasta muito tempo e energia com isso.

Ao meu ver, isso tira todo o foco em crescimento e estratégias de desenvolvimento pessoal e da equipe. Valoriza mais “o economizar” do que “o investir”

Esse pensamento leva ele a estabelecer como limite de crescimento apenas a capacidade de ocupação da academia.

O pensamento é mais contido, e isso faz muitas vezes com que não consiga olhar além do máximo. Ou seja, sempre enxergam que o limite de alunos serão os 200, 400, 600, 800. Não se enxergam maiores, rompendo esses limites.

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NÚMERO DE ALUNOS DESEJADO

Informação que me deixou assustado

22% dos respondentes querem crescer até 50 alunos em 6 meses ( 8,33 alunos por mês )

19% dos respondentes desejam crescer até 100 alunos em 6 meses ( 16 alunos por mês )

Isso significa que 41% dos respondentes querem crescer 12 alunos por mês ( em média ).

A pergunta que faço é:

VOCÊ ACHA REALMENTE QUE ESSE CRESCIMENTO VAI TE LEVAR A ALGUM LUGAR?

Realmente acho um número extremamente baixo de crescimento, porém, na minha opinião, reflete o modelo de trabalho e atenção dada as estratégias de captação de clientes, sobretudo online.

O olhar do gestor fica tão direcionado em resolver os problemas técnicos e operacionais da academia, que muitas vezes é a área em que mais se identifica, e deixa de lado a parte que ele desconhece, porém a que é vital para dobrar ou triplicar o tamanho do seu negócio.

Ou seja, se ele tivesse foco em aquisição, em expansão, em aumento de visibilidade, certamente as metas de crescimento, o desejo e obsessão em crescer seriam maiores.

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NOVAS COMPETÊNCIAS PARA NOVOS RESULTADOS.

Constatação dos dados.

No gráfico abaixo é nítido o motivo dos resultados relacionados a número de alunos as metas de crescimento.

Se você notar, todos os pontos que estão grifados, são relacionados a estratégias de marketing digital focadas em conversão.

O que isso significa?

Significa qu as ações digitais que mais geram resultado de crescimento, vendas e aquisição de clientes são executadas por no máximo 13% dos respondentes.

Entretanto, umas das principais estratégias geradoras de resultado é realizada por apenas 1,6% dos respondentes.

Na minha opinião, gestor que não dominar e não tiver conhecimentos de como trabalhar, direcionar e estabelecer estratégias utilizando Marketing Digital para Academias, pode se preparar para fechar as portas.

Penso e falo isso há muitos anos, em todo tipo de curso, palestra ou conteúdo que produzo, porém a verdade é que neste momento a “água está batendo na bunda”, não há mais tempo nem espaço para academias que não fazem seu marketing de forma profissional.

Por Exemplo: É inadmissível uma academia não ter em seu site a principal fonte de novos visitantes ou ainda não trabalhar com captura de leads.

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REFLEXÃO

Quero que faça uma projeção em relação as suas competências profissionais e da competitividade da sua academia.

  1. Você acredita ser possível ter algum tipo de competitividade em um mercado que está mudando cada vez mais rápido sem utilizar com excelência estratégias digitais?
  2. Você acredita que será um profissional bem posicionado no mercado em 2 anos sem saber trabalhar direito com Marketing Digital para Academias?
  3. Você acredita ser possível dobrar, triplicar ou quadruplicar o número de alunos sem utilizar marketing digital?
  4. Quanto tempo mais você está disposto a adiar sua mudança de visão e atuação sobre utilizar a internet como sua principal forma de trabalho par atração de novos clientes?

Veja neste link o que gestores que já tomaram essa decisão têm a dizer.

PEDIDO ESPECIAL:

Gostaria imensamente de receber uma resposta sua dizendo o que pensa desses temas.

Eu escrevi cada linha desse email pensando em como posso te ajudar a se mover em direção ao resultado evitando ser engolido pela evolução do mercado.

Realmente ficaria feliz em saber sua opinião.

 
 

Um Abraço
A gente se vê online!

Junior Crocco

PS: Conteúdos nobres estão sendo enviados com prioridade por WhatsApp e pelo Messenger do Facebook.

Para receber estratégias gratuitas em primeira mão:

1 – WhatsApp – Salve o meu número pessoal 11 98305-5808 envie uma mensagem com seu nome, academia, função e sua dúvida. Responderei Pessoalmente.

2 – Messenger Facebook – Clique neste link https://m.me/marketingdeacademia?ref=w26640 e me mande um “oi”

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