Dicas

Inbound Marketing para Academia. O que é? Como Começar?

inbound Marketing Para Academia

Se tem dois termos que são muito ouvidos pelas pessoas no Brasil são Academia e Marketing. A academia é um tipo de estabelecimento que recebe cada vez mais clientes, sendo eles pessoas que desejam melhorar o condicionamento físico e adquirir mais qualidade de vida e sempre é a queridinha de todos.

Já o Marketing é essencial para que esses estabelecimentos, assim como os outros, cresçam…E MUITO! E quando associamos isso ao novo comportamento do consumidor unindo o poder da escolha e o acesso a internet chegamos ao INBOUND MARKETING PARA ACADEMIAS

O que é Inbound Marketing?

O conceito de Inbound Marketing leva em conta os interesses do cliente em potencial. Diferente das outras ações de Marketing, o Inbound não tem como objetivo comprar o cliente, mas sim fazer com que ele se interesse pelo produto ou serviço por conta da sua qualidade e de suas facilidades, ou seja, ele pede para ver e saber mais.

O tipico marketing de academia que estamos habituados é o que chamamos de Interruptive Marketing, ou seja, as pessoas não pediram para receber a informação da empresa, mas mesmo assim são impactadas por aquela comunicação de massa…afinal o que normalmente temos em mente é “quanto mais melhor”!

outbound-vs-inbound

Personificar, Personalizar e se Apaixonar para atrair mais clientes para academia.

A técnica de Inbound Marketing tem um diferencial muito interessante: personalizar completamente as ações para alcançar um público específico. Na realidade não o público específico e sim a pessoa especifica.

Desse caso, é preciso entender o mercado consumidor a fim de apreender quais são as suas especificidades e as suas preferências: a ideia é conquistá-lo, é fazer com que ele realmente deseje aquele produto ou serviço e não que o adquira apenas pelo preço ou pela insistência do vendedor.

A principal maneira de você identificar exatamente quem é esse cliente alvo e criar uma persona, que é a representação real do seu mais provável cliente alvo. Veja outros posts no site sobre Como Criar Personas

Qual é a melhor forma de aplicar o Inbound Marketing nas academias?

Em primeiro lugar, é muito importante que a academia faça uma pesquisa de mercado para definir o que o público consumidor busca, ou seja entender suas necessidades.

Horários mais flexíveis? É um determinado tipo de aparelho? É a oferta de produtos como suplementos? Emagrecimento? Aumentar massa muscular? Aliviar o stress? Qualidade de vida?

Não importa o que o público busque: é preciso que a academia entenda isso, ofereça esse produto e serviço e, a partir daí, atraia o interesse das pessoas com conteúdo de qualidade e consiga mais clientes interessados.

DICA: Siga essas etapas para facilitar sua vida

  1. Pesquisar interesses e problemas
  2. Identificar necessidades e dores
  3. Criar Soluções
  4. Produzir Conteúdo
  5. Atrair interessados
  6. Engajar Pessoas
  7. Entregar Resultado

Quais são as vantagens de usar o Inbound Marketing na academia?

A técnica de Inbound Marketing é muito mais eficaz que as outras técnicas disponíveis, uma vez que leva em conta exatamente aquilo que o cliente busca, aumentando as chances de ele contratar os serviços da academia.

Quando se pensa em repercussão na Internet, quase a totalidade provém do Inbound Marketing. Pode perceber…pense em todos os artigos, videos e infograficos que você compartilha, faz download ou assite…cada vez que você realiza uma dessas ações você é a prova viva que o inbound marketing está funcionando

Por que o Inbound Marketing é mais atraente para as academias do que o Marketing Tradicional?

Primeiro: Uma academia cresce à medida que o número dos seus clientes cresce. Sendo assim, é essencial optar pelas estratégias de Marketing com maior chance de sucesso.

Segundo: Uma das coisas que faz com que as pessoas se interessem mais pelo Inbound Marketing é o fato de os conteúdos, sejam vídeos, textos ou imagens contenham muitas informações interessantes em vez de propagandas dizendo COMPRE, COMPRE, COMPRE.

Todo mundo sabe o quanto é desagradável começar a assistir a um vídeo e se deparar com uma série de propagandas. No caso do Inbound Marketing, o vídeo é atraente para os clientes em potencial do começo ao fim, o que significa que há conteúdos relevantes.

No caso das academias, o conteúdo tem uma infinidade de possibilidades. Se pensarmos em vídeos podemos explicar séries de exercícios, falar sobre suplementos, roupas e até mesmo sobre dicas de alimentação saudável.

#Dica para começar no Inbound Mareting para Academias

Minha sugestão é que você comece agora mesmo a relacionar em uma lista quais são as perguntas que o cliente faz para você antes de comprar.

Isso é muito simples de ser feito. Relacione todas elas por exemplo:

  • O que a sua academia de de diferente no bairro?
  • Quais os horarios de funcionamento?
  • O que acontece se eu não conseguir vir todos os dias?

Claro que suas perguntas serão outras, mas o que te pergunto em tom de provocação é:

Se eu acessar o site da sua academia,  perguntas podem ser respondidas sem a necessidade de eu ligar para alguém?

Se a resposta for não, providencie imediatamente uma sessão de FAQ ou vídeos que respondam essas e todas as outras dúvidas do cliente!

Esse é um excelente começo!

Veja outros artigos e se gostou deste, não deixe de compartilhar e postar seu comentário abaixo!

Comentários

Comentários

Blog Marketing de Academia

Desenvolvido por Junior Crocco com o objetivo de fomentar e incentivar o uso de estratégias de Marketing Digital para Academias aumentarem seus resultados na aquisição de leads, visitantes qualificados e, consequentemente, novos clientes.

Desenvolvido por V4 Company

Copyright © 2016 Marketing de Academia

Topo