Gestão

Como o líder pode evitar problemas na sua equipe da academia

O maior desafio de um líder é, justamente, estar em constante sintonia com a sua equipe. Por mais que existam diferentes perfis de liderança, esse é um ponto essencial para que qualquer grupo de pessoas conviva de maneira harmoniosa, produtiva e pacifica.

A liderança, muitas vezes, se mostra uma inclinação mais automática do que planejada ou previamente elaborada. Algumas pessoas têm maior capacidade de fomentar em outras, de maneira inconsciente, a condição de ser seguido e ouvido. Para eles, tomar as rédeas da situação parece natural.

No entanto, outros conquistam essa posição. Estes conseguem adquirir maior credibilidade e, consequentemente, a condição de ser escutado e priorizado. Essas pessoas geralmente se deram o trabalho de qualificar-se para tornar mais ágil o surgimento de soluções e melhores decisões.

O essencial é entender que, por mais que uma pessoa se destaque em meio a uma equipe, o crescimento do grupo se dá de maneira coletiva. Não existe equipe que sobreviva em função de uma só pessoa. Portanto, é necessária a conversação e a interação há todo momento.

Um líder traz ideias, as coloca na mesa, ouve as divergências e convergências, discute uma melhor solução em conjunto e decide de maneira consensual com a sua equipe o caminho mais pertinente. O líder se difere de um chefe que na maioria das vezes é autoritário e unilateral.

No entanto, mesmo pessoas que tenham um melhor desenvolvimento desses aspectos de relação com outras, encontram muitas dificuldades no caminho. A primeira coisa que se deve entender é que inúmeros percalços surgirão, disso nem um líder conseguirá fugir. É, justamente, nesse momento que um bom líder é identificado.

O líder não sente a pressão dos acontecimentos, ele compreende e acredita no potencial de sua equipe. Sabe que a crença é recíproca. Essa relação é construída com o tempo. O líder adquire experiência com os problemas rotineiros e, junto com sua equipe, contorna difíceis situações.

Inspirar segurança

O primeiro passo para tentar evitar ao máximo os problemas com a equipe é inspirar segurança. O líder deve passar a sua equipe, com suas palavras, sua interação, com o contato visual, gestos e todas as outras maneiras de comunicação, a clareza de que não deixará o barco. E as melhores decisões possíveis serão tomadas.

Para que isso aconteça, é preciso que os componentes da equipe olhem para o líder com confiança. A confiabilidade é consequência da atenção e presença que ele oferece.

O papel de liderança deve ser cumprido a todo o momento, não só nos momentos de crise. É no momento de paz que as relações são fortificadas.

Feedback mútuo

É importante que o líder esteja aberto a todas as opiniões. Isso não significa que todas devem ser acatadas, mas devem ser ao menos ouvidas e, se pertinentes, discutidas com as outras pessoas do grupo. É importante haver um feedback entre todos do grupo.

Da mesma maneira como a liderança precisa informar as expectativas e o parecer dos resultados para a equipe, também precisa ouvir as avaliações positivas e negativas do grupo. Muitas vezes, as ponderações importantes vêm de onde menos se espera.

A troca de reconhecimento é altamente satisfatória para as pessoas.

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