Gestão

Como líder, o que fazer para manter um bom relacionamento com a sua equipe?

Desenvolver a comunicação entre a equipe, com o diálogo produtivo, honesto e claro que passe da melhor maneira a informações desejada e os novos objetivos a serem conquistados acaba evitando a desinformação e desconhecimento de alguns membros da equipe e consequentemente a desunião.

Saber escutar e respeitar o que os membros de equipe têm a dizer é uma forma de uni-la e gerar a integração dos membros com o líder. A empatia é essencial em qualquer líder, pois a capacidade de olhar por diversos pontos de vista cria a pluralidade de visões dentro da equipe.

Isso auxilia no desenvolvimento do trabalho para novos projetos, novas ideias, soluções inovadoras perante problemas, confiança e respeito entre seus colaboradores.

Criar um relacionamento saudável entre todos os membros da equipe é preciso, já que evita competições entre eles, intrigas e brigas que só enfraqueceriam a colaboração mútua que necessita ter em toda equipe.

Resolver conflitos quando aparecem, mas sem utilizar o autoritarismo, é o papel de um verdadeiro e competente líder. Então ter cautela, respeitar as diferenças e não tomar partido perante o conflito devem ser regras seguidas para não desenvolver disputas e divisão interna entre os colaboradores.

Conhecer a personalidade e as principais características de cada colaborador da equipe é importante para você como líder, pois aprenderá a lidar com cada um da melhor maneira possível.

Invista no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências de seus companheiros de equipe. Cada um tem ao menos uma característica importante diante da equipe e o aperfeiçoamento disto trará vantagens aos trabalhos desenvolvidos.

Dicas de como ser um bom líder

Saiba incentivar e não comandar

Existe uma grande diferença entre dar ordens aos seus subordinados e entre dar incentivo aos seus colabores para realizarem um bom trabalho. Um bom líder deve fazer esta distinção e sempre procurar motivar sua equipe com o objetivo do sucesso pessoal e empresarial.

Mostre sua competência

Você não está na posição de líder por acaso, então mostre suas habilidades aos membros da equipe, mas sem passar a imagem pretensiosa de saber tudo. Mostrar suas competências demonstra que sua equipe pode confiar em você na hora que precisarem.

Não crie favoritismo

Todos notam quando ocorre um favoritismo da parte do líder com algum membro da equipe. Isso quebra a confiança dos colaboradores com você, gera intriga e inveja, além da desunião do grupo.

Assuma a culpa quando errar

Você, apesar de líder, erra como qualquer outra pessoa e é importante assumir isso diante da sua equipe e não jogar a culpa na empresa ou em algum membro. Assuma o erro e passe a mensagem que precisa e irá melhorar, com isto sua equipe confiará sempre em você.

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