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Como aumentar o número de clientes da sua academia através do marketing empresarial

No mundo dos negócios, o marketing empresarial é uma das ferramentas que tem demonstrado ser capaz de conquistar a confiança dos empreendedores a cada dia que se passa, mas isso não é um fato que pode ser considerado como algo que ocorreu em um curto espaço de tempo. 

Mas independente do tempo que levou para esta ferramenta atingir o mercado, em especial o ramo de academias, o importante nesse caso é você ter consciência do poder de alcance desta ferramenta é enorme e isso possibilita que os empreendedores estabeleçam objetivos e se comprometam a cumpri-los.

Como consequência destas ações estão os excelentes resultados que muitas academias mostram ao longo de suas gestões. 

Além desse ponto, é importante que você também entenda que essa é uma área que consegue analisar os consumidores de modo adequado para identificar os desejos de cada um deles de forma eficiente para gerar resultados mais expressivos ao longo desse processo.

Agora você se pergunta:

Mas como o marketing empresarial pode ajudar a elevar o numero de clientes da academia?

Muito simples! Hoje em dia qualquer estratégia que consiga mostrar a você as principais necessidades do seu público alvo, é sempre muito bem vinda.

Isso porque através desta informação, as chances de converter o seu público-alvo em uma possível adesão ao serviço prestado por sua academia é bem maior. E é exatamente isso que o marketing empresarial faz.

Agora, você também não pode deixar o marketing digital de lado no seu processo de gestão.

Na realidade, é preciso que você entenda que o marketing digital e o empresarial são ferramentas muito mais poderosas quando utilizadas e trabalhadas em conjunto. 

Por isso, não deixe de conferir como você pode alinhar essas duas estratégias para desenvolver melhor a gestão da sua academia e assim atrair mais clientes para o seu negócio.

Marketing empresarial: Uma excelente ferramenta para conversão em vendas

O marketing empresarial, para que não sabe, corresponde a um grupo de ações de marketing que são utilizadas para o desenvolvimento de um negócio com o intuito de obter novos resultados e alcançar metas como, por exemplo, a captação de novos clientes, ou então para atender as demandas dos clientes já existentes ou dos colaboradores da sua empresa.

As técnicas, estratégias e recursos do marketing empresarial podem ser vistas como ferramentas que possuem a simples finalidade de ajudar a encontrar estratégias e ideais para viabilizar os processos de desenvolvimento continuo de uma empresa. 

É importante destacar que o sucesso do marketing para empresas está diretamente ligado com a questão do quão comprometidos estão os colaboradores, pois mesmo que as estratégias sejam as melhores nem sempre será possível obter bons resultados se os seus colaboradores não ajudarem também para alcançar os objetivos e metas da sua academia.

Atualmente, seja em uma academia ou em qualquer outra forma de negócio, o mercado apresenta muitos concorrentes. 

Logo, é fácil concluir que as medidas do marketing empresarial são cada vez mais importantes para manter o seu empreendimento ativo no mercado, uma vez que elas ajudam a aumentar a visibilidade da empresa e, consequentemente, aumenta a iteração com o consumidor.

Para conquistar os resultados esperados e você conquistar um bom percentual de clientes para a sua academia, é preciso planejar as estratégias do negócio, mas sempre de acordo com as técnicas e ferramentas abordadas pelo marketing empresarial, pois só assim será possível alcançar as metas e objetivos traçados. 

Isso ajudará a desenvolver a empresa como também destacará a importância do marketing nos negócios. 

Mas qual o primeiro passo para fazer isso?

Bom, nesse caso, a primeira coisa que deve fazer é Elaborar Estratégias!

Como elaborar estratégias de marketing 

O sucesso de seu negócio com certeza está intrinsicamente ligado ao tempo que você dedica para o desenvolvimento das estratégias de atuação no seu negócio, que podem envolver diversos pontos como, por exemplo, como será a campanha para captar mais clientes, para vender mais produtos ou serviços na sua academia, dentre outros.

A dica para conseguir desenvolver uma boa estratégia que esteja de acordo com os princípios do marketing empresarial é conhecer os 4 P’s que são definidos pelo produto, preço, praça e promoção. 

Confira mais informações sobre cada um deles:

  • Produto

Também conhecido como o primeiro P, o produto está ligado diretamente ao que a empresa irá comercializar que, nesse caso, será os produtos e serviços a serem ofertados por sua academia

Nessa etapa, você, enquanto gestor do negócio, deve ter em mente que é preciso mostrar aos futuros clientes que a sua academia não vende apenas um produto ou serviço, mas sim uma maneira ou solução para que possa resolver um determinado problema.

Por isso, você deve dar muita importância para esse ponto, já que o seu produto precisa ser apresentado com clareza para destacar quais são os diferencias que a sua academia oferece em relação ao seu concorrente.

  • Preço

Se você está começando agora no ramo de academias, antes mesmo de começar a comercialização do seu negócio, é importante que você busque estabelecer parâmetros para que possam ajuda-lo a definir um valor justo a ser cobrados aos seus clientes.

É importante ainda destacar que, se você deseja que a sua academia seja uma empresa de destaque no mercado, com certeza será preciso que exponha de maneira transparente o seu ponto de vista sobre os diferencias do seu negócio, até mesmo para justificar o porquê do preço que está cobrando pela prestação dos serviços ser algo justo. Isso, sem dúvida, irá ajudar a dar mais credibilidade ao negócio.

  • Praça

O termo muito importante para o marketing empresarial é a praça que, popularmente, pode ser entendido como o local escolhido para ser o ponto da sua academia.

Entretanto, a definição de praça está associada a forma com que o serviço será distribuído. Se a sua academia vai oferecer muitas atividades diferentes para os seus clientes, então é importante que analise o espaço escolhido para ter a certeza de que tudo poderá ser feito de maneira cômoda e confortável pelos alunos do seu estabelecimento.

Agora se a sua academia é mais limitada, é interessante adquirir um espaço de tamanho mediano, para que não fique tão apertado, mas que também não sobre espaço demais, de modo que acabe prejudicando o seu negócio.

A partir do momento que o seu cliente em potencial avaliar o seu espaço e perceber que ele é adequado para todas as atividades que você está oferecendo, as chances dele se tornar um cliente efetivo e fiel são grandes, comprovando assim que a praça também é um ponto importante e que deve ser levado em consideração na hora de elaborar estratégias para aumentar o numero de clientes da sua academia.

  • Promoção

Por fim, o último P está relacionado a promoção, que é área responsável pela divulgação do produto.

Nesse ponto, você deve definir quais serão os principais canais para apresentar a solução desenvolvida e também para investir nesse meio de comunicação.

Isso também faz parte do marketing empresarial.

Como pode notar a partir do que foi dito até agora, que um consumidor precisa percorrer uma longa jornada até definir realmente qual é o serviço que melhor atenda às suas necessidades. 

Por isso, para que você consiga mostrar aos seus consumidores que o seu serviço é exatamente o que eles precisam para suprir suas necessidades e com isso passar a atrair mais clientes para a sua empresa é preciso utilizar os 4 P’s que foram citados acima.

Nesse ponto, é necessário que também reconheça a importância que o marketing digital possui, pois está cada vez mais comum que os consumidores realizem diversas pesquisas sobre uma determinada solução antes de efetivamente de investirem nela. 

Pensando nisso, listamos a seguir, algumas dicas para complementar o marketing empresarial com ajuda do marketing digital.

Quais ações de marketing digital podem lhe ajudar a atrair mais clientes

  • Redes sociais

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta em alguma rede social, por isso não há dúvidas de que estas são excelentes plataformas para criar campanhas de divulgação envolvendo o seu negócio.

O intuito de utilizar as redes sociais é o de oferecer um canal de comunicação fácil com os seus clientes de modo bastante profissional. Isso irá ajudar a ampliar a divulgação do negócio como também permitirá melhorar a comunicação entre as duas partes.

  • Marketing de conteúdo

Mesmo que o marketing empresarial seja muito importante, nesse ponto você já deve ter percebido que também existem outras ferramentas que podem tornar as estratégias ainda mais incisivas, como o marketing de conteúdo por exemplo.

A conquista de um novo cliente também envolve mostrar que a sua academia é referência no seu segmento de atuação e que ela também conta com especialistas no assunto. Por isso, é uma excelente ideia criar conteúdo com o intuito de educar o mercado consumidor, até mesmo para manter os seus clientes em potencial informados sobre o que acontece nesse meio.

  • Ferramenta de relacionamento: e-mail

Um gestor de academia que saiba utilizar corretamente os recursos que o e-mail oferece, sem dúvida, irá conseguir desfrutar de uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes. 

A chave para ter sucesso não é apenas encher a caixa de entradas de potenciais clientes, mas sim demonstrar que você está disposto a ajuda-lo, oferecendo algo que seja realmente útil para eles.

  • Sites

Para que você melhore ainda mais sua estratégia de marketing empresarial, é importante que utilizes um dos principais meios de divulgação de informações para qualquer negócio que são as páginas de internet ou sites.

A dica para atrair muitos clientes é contar com uma boa equipe para que possa trabalhar os mínimos detalhes para oferecer uma plataforma com um design moderno, limpo e com informações interessantes sobre a empresa e também sobre os produtos e serviços. Isso deixará o plano de marketing empresarial ainda melhor.

Erros que devem ser evitados no marketing empresarial

Após conhecer e aplicar um pouco do conteúdo visto sobre o marketing empresarial, com certeza as suas chances de conseguir bons resultados com o seu negócio aumentam consideravelmente. 

Contudo, antes de colocar em prática os pontos abordados é fundamental destacar alguns erros que são comuns de ocorrer no início e que você deve evitar a todo custo.

Você deve sempre ter em mente que o marketing digital e o empresarial precisam ser utilizados em conjuntos para viabilizar os resultados, pois só assim conseguirá extrair todo o potencial da estratégia desenvolvida.

Além disso, cabe também destacar que as suas ações não devem ser utilizadas somente para a captação de novos clientes ou simplesmente para manter os já existentes. É preciso que as estratégias tenham também como foco o ambiente interno da academia com o intuito de motivar os seus colaboradores.

Esse é um ponto crucial uma vez que os funcionários podem ser considerados com um dos principais responsáveis pelo sucesso do negócio e, por isso, precisam ser recompensadores e valorizados quando preciso.

O marketing empresarial também prega que um negócio deve respeitar e valorizar o ambiente e a sociedade. Logo, não deve deixar de considerar a aplicação de ações de marketing com finalidade social e também ambiental.

Portanto, sabendo utilizar o marketing empresarial e também o digital de forma conjunta, bem como captando e seguindo a risca as orientações que foram dadas nesse post, com certeza o numero de clientes do seu negócio vai se expandir consideravelmente em um curto espaço de tempo. Tudo vai depender do seu esforço e dedicação para fazer isso acontecer!

Gostou do artigo? Já sabe o que fazer para usar o marketing empresarial a favor do seu negócio? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

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