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Chatbot: Robôs Do Facebook aumentando o número de clientes

Chatbot: entenda o que é e como implementar

Se você está atenta/o às mudanças no mundo virtual, no perfil dos consumidores e no marketing digital, deve saber que um bom relacionamento com clientes é algo fundamental para o sucesso de um negócio. E é com o intuito de aprimorar esse aspecto e se tornar uma referência no mercado, que as grandes empresas têm investido cada vez mais no Chatbot.
 

Ao utilizar essa ferramenta automática em seus sites, elas conseguem estabelecer uma comunicação eficaz e aumentar a satisfação dos seus clientes. As pessoas preferem utilizar canais automatizados, pois são mais objetivos e oferecem soluções práticas. No entanto, para proporcionar esse tipo de experiência aos clientes, o Chatbot deve ser utilizado da maneira correta.

​Muitos chatbots tem características de inteligência artificial, mas iremos falar mais sobre isso em outro artigo

Ao longo deste post você poderá obter diversas informações sobre as ferramentas de chatbot e ainda conhecer qual a melhor maneira de não errar na hora de implanta-la no site do seu negócio. Confira:

 

Por que usar o Chatbot?

 

Como citado acima, o Chatbot é uma excelente ferramenta para melhorar a comunicação entre o seu negócio e os seus clientes. Isso ocorre por que com ele, você oferece um atendimento de qualidade e eficaz. Veja bem, quando um cliente entra em contato com a empresa ele espera uma resposta rápida e efetiva, ou seja, que apresente uma solução para o seu problema.


Ao usar o Chatbot, o atendimento ocorre sem nenhum tipo de bloqueio ou demora, ou seja, o cliente não precisa esperar até que o atendente consiga identificar o seu problema e respondê-lo, sem a certeza de que receberá uma solução efetiva para o seu problema.


​Além disso, o seu negócio não fica dependendo de funcionários às 24 horas por dia para atender aos clientes. Você deve estar se perguntando o que acontece quando a ferramenta não consegue responder. É simples, você pode configurar o Chatbot para emitir um aviso para o cliente, de que ele receberá o retorno que necessita o mais breve possível.


Como você pode observar com o Chatbot os clientes não ficam sem atendimento em nenhum momento. Isso torna a assistência prestada aos clientes mais eficaz e o vínculo deles com o seu negócio, mais forte. Algo essencial para um negócio que pretende crescer no mercado.

 

O que é o Chatbot?


O Chatbot é um software desenvolvido exclusivamente para o gerenciamento das trocas de mensagens realizadas entre os clientes e o negócio. Ele pode ser instalado nos mais diversos espaços do mundo virtual.

O robô de chat, ou Chatbot como a maioria das pessoas conhece, pode ser implantado em sites, aplicativos, no Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, dentre outros. A escolha do local onde a ferramenta será instalada depende exclusivamente do público-alvo e do negócio.

 

O que o Chatbot não é

O Chatbot é continuamente confundido com o Assistente Virtual Inteligente (AVI).

No entanto, esse último é um software elaborado com base em outras conversas que foram realizadas entre os atendentes e os clientes. Ele se aperfeiçoa na medida em que o número de informações desse tipo é inserido no sistema.

Além disso, o AVI possui uma linguagem totalmente diferente do Chatbot, pois ela é mais natural, o que torna o atendimento mais personalizado. O AVI ainda possui diversos elementos que não foram adotados no Chatbot, tais como identificar outras informações que foram colhidas sobre o mesmo cliente em outros momentos.

Como funciona um Chatbot

Existem 3 etapas principais no Chatbot para que você consiga desenvolver uma estratégia mais direcionada ao resultado.

  1. Aquisição
    1. Nesta etapa o objetivo é você atrair pessoas para dentro da sua base de contatos,
  2. Nutrição
    1. Esta é a hora de oferecer informações e conteúdos de forma automática para o seu inscrito
  3. Conversão
    1. Depois de ter entendido as preferências do seu inscrito de acordo com segmentações criadas, você deve oferecer produtos e serviços que façam sentido para a necessidade dele.

 

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Vantagens do Chatbot

Além das vantagens acima citadas, o Chatbot ainda pode melhorar o relacionamento entre o negócio e os clientes de diversas outras formas. Veja quais são elas:

  • Redução dos custos – por meio do uso do Chatbot, é possível fazer grandes reduções de custos, pois com essa ferramenta as demandas dos clientes podem ser atendidas com facilidade e sem precisar de atendentes. Isso faz com que as ligações nas centrais de atendimento diminuam, assim como a necessidade de contratação de funcionários online.
     
  • Engajamento – por ser capaz de reproduzir um atendimento convencional de maneira eficaz, é possível promover um atendimento de qualidade e ainda cativar o cliente. Muitas vezes o consumidor se sente cativado, algo essencial para gerar engajamento e diminuir as possibilidades dos clientes abandonarem o site e/ou espaço virtual do negócio.​
     
  • Personalização – uma das grandes vantagens do Chatbot e que beneficia muito o negócio é que ele pode ser facilmente personalizado. Isso faz com que ele se adapte perfeitamente as características do público-alvo e aumente o engajamento do mesmo. Um exemplo desse tipo de adaptação é a adoção de uma linguagem mais informal e divertida para transmitir as informações.​
     
  • Motivação – um dos problemas mais recorrentes nos negócios atualmente é manter todos os seus funcionários motivados continuamente. Isso ocorre por que o alcance das metas e do bom desempenho da equipe depende desse aspecto.A utilização do Chatbot não só elimina esse tipo de preocupação da empresa, como também evita os problemas decorrentes da ausência dos funcionários e demais erros que surgem durante os atendimentos.​  
  • Linguagem e Interface – a utilização do Chatbot em um aplicativo como o Facebook Messenger contribui de maneira significativa para que os clientes se sintam mais à vontade e receptivos. Isso ocorre por que eles estarão em um espaço que já dominam e têm familiaridade.​
     
  • Qualidade do atendimento – os índices de satisfação dos clientes aumentam consideravelmente quando um negócio utiliza o Chatbot. Essa ferramenta consegue esclarecer todas as dúvidas dos clientes ao criar diversos tipos de filtros e proporcionando informações relevantes aos consumidores. Além disso, essa ferramenta agiliza o atendimento e a qualidade do serviço.​
     
  • Escalabilidade – com o uso do Chatbot os atendimentos aos clientes poderão ocorrer de maneira simultânea, todos os dias da semana e às 24 horas. Os consumidores não irão precisar esperar um horário comercial para serem atendidos adequadamente.

 

Desvantagens da ferramenta Chatbot

Depois de conhecer todas as vantagens relacionadas ao Chatbot é importante que você também conheça as principais desvantagens do mesmo. Afinal, ele não é completamente perfeito e você precisa saber quais as limitações dessa ferramenta. Confira:


O atendimento pessoal ainda será necessário – apesar do uso do Chatbot, o atendimento feito por um funcionário é insubstituível em alguns casos. Alguns problemas dos clientes necessitam de um atendimento especial, ou seja, de uma interpretação mais profunda e nesses casos é preciso que um funcionário os escute e proponha soluções viáveis.  Dessa forma, pode-se afirmar que o Chatbot é uma ferramenta facilitadora e não uma forma de substituir o trabalho desenvolvido por pessoas.

Alguns clientes preferem funcionários reais – de acordo com especialistas, não é aconselhável que as empresas dependam totalmente do Chatbot para realizarem atendimentos, pois uma grande parcela dos funcionários ainda prefere ser atendida por funcionários reais. O ideal é que a utilização dessa ferramenta seja realizada com base no perfil do público-alvo, caso contrário essa escolha pode não ser vantajosa para a empresa.

 

Tipos de ferramentas de chatbot

Existem diversos tipos de ferramentas de Chatbot que podem ser utilizadas no seu negócio. Elas podem ser gratuitas ou pagas e possuem diversas funções e algumas restrições.

Confira abaixo as características das principais ferramentas de chatbot, antes de selecionar a melhor para o seu negócio:

ManyChat.com – essa ferramenta foi elaborada para ser usada no Facebook Messenger. A sua principal característica é a criação de uma interface amigável para os clientes, para que eles se sintam ainda mais próximos da empresa.

O ideal é que ela seja utilizada por negócio cujo público-alvo é mais jovem e/ou dinâmico.

Ela ainda pode contribuir positivamente nas mais diversas estratégias de marketing, vendas, além do suporte ao cliente.

Ela pode ser adquirida de maneira gratuita, a princípio, que seria o período de teste. Nesse intervalo de tempo, a empresa poderia contar com um atendimento por meio do Chatbot com apenas duas sequências de conversas preestabelecidas e uma ferramenta para comentários no Facebook.

Ao ser direcionado para a versão paga, será necessário investir em um dos pacotes oferecidos, cujo valor mínimo é de 15 dólares e pode aumentar a depender o número de usuários, interações e demais características de cada empresa.
 

Chatfuel – Por meio dessa ferramenta, é possível criar um Chatbot baseado em Inteligência Artificial em apenas alguns minutos. A grande vantagem dessa ferramenta é que ela é gratuita e pode ser totalmente personalizada de acordo com as necessidades da empresa e de seus clientes.

No entanto, ela é indicada para grandes empresas que desejam implementar o Chatbot como forma de atendimento aos seus clientes. Apesar de ter iniciado suas atividades apenas no Telegram, ela também pode ser utilizada no Facebook Messenger.

ChattyPeople – é preciso que você fique atenta/o a essa ferramenta, pois ela tem características distintas das demais que requerem atenção. Por meio dela é possível criar um Chatbot de Facebook Messenger, Skype ou site, mas sem precisar conhecer códigos ou demais aspectos referentes a inteligência artificial. Ela entrega tudo para que o Chatbot possa ser utilizado.

Ela oferece uma linguagem mais natural e humanizada, transmitindo as informações como se o cliente estivesse falando com uma pessoa e não com um robô. É importante destacar que a ferramenta tem um período de teste totalmente gratuita, depois desse período ela indica os valores dos serviços.

Botsify – apesar de ter a Apple como principal cliente, essa ferramenta pode ser utilizada por pequenas empresas. É possível utilizar os Chatbot dessa ferramenta tanto no Facebook, quanto no WhatsApp e em sites da empresa. Essa ferramenta permite uma integração mais eficaz com plug-ins, o Google Anelytics e o design de templates.

Os valores dos Chatbots oferecidos por essa ferramenta variam de gratuitos, ideais para empresas de pequeno porte, até 50 dólares para aquelas que necessitam de um suporte maior de Chatbots.

Sequel – essa pode ser considerada umas das ferramentas que possibilita a maior criação de Chatbot, pois ela pode ser implementada no Facebook Messenger, Kik, Viber e Telegram. Mas ela não fica limitada a isso, também possui uma grande variedade de templates para as mais variadas estratégias de comunicação.

Essa ferramenta é ideal para as empresas que tem como principal objetivo gerar mais engajamento e conversão. Por meio dessa ferramenta você pode criar o Chatbot ideal para a sua empresa e o discurso de maneira totalmente gratuita.

 

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Curso de Chatbot e Facebook 

 

Depois de conhecer todo o potencial do Chatbot, você deve estar se perguntando se seria capaz de desenvolver uma ferramenta como essa, certo? E a resposta é sim! Você pode criar seu próprio Chatbot, que não só irá facilitar a comunicação com os seus clientes, como também gerar maior engajamento e conversões.

Como? Simples, tudo que você precisa fazer é se inscrever no curso Facebook Fitness.

 

Por meio dele você irá aprender a criar o seu Chatbot e a utilizar diversas outras ferramentas e estratégias para converter o seu Facebook em uma verdadeira máquina de captação de novos clientes. E o melhor de tudo, de maneira automática!

O curso de Facebook está completamente baseado no repasse de informações sobre as mais diversas formas de realizar o planejamento de estratégias e a utilização de inteligência artificial nas ações programadas. Um aspecto fundamental para que você consiga alcançar os seus objetivos por meio do Facebook.

Incrível não é? Mas as vantagens desse curso não se limitam a isso, confira no próximo tópico quais são os principais assuntos abordados durante o treinamento e o que você estará perdendo se não adquirir esse curso.

 

Treinamento Online Facebook Fitness

 

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que o treinamento é pensando para todos aqueles que buscam auemntar o número de clientes, vendas e divulga’cão de forma profissional utilizando o Facebook.

​Todos os profisisonais liberais, empresários ou futuro empresário, que não tem muito tempo para se dedicar a cursos muito extensos, tediosos e com conteúdo pouco relevante.

 

O Facebook Fitness oferece apenas a informação que realmente será importante para você e indica, de maneira didática, tudo o que você precisa fazer para elaborar uma boa estratégia e coloca-la em prática.

Você pode acessar as aulas a qualquer momento do seu dia e repetir quantas vezes forem necessárias, por o período de 1 ano. Por meio delas, você irá aprender a:

  • Aumentar a quantidade de visitas em sua academia por meio do Facebook;

  • Criar anúncios no Facebook;

  • Adaptar a linguagem dos seus posts nas redes sociais;

  • Impulsionar as suas publicações para determinados locais;

  • Como utilizar o Facebook para se diferenciar em meio à concorrência;

  • Elaborar posts direcionadas para o seu público-alvo;

  • Entender as métricas que são utilizadas no Facebook.

 

No entanto, isso é só uma mínima parte de tudo que você poderá aprender ao adquirir o curso.

​Esse treinamento é considerado um dos melhores do mercado digital e o unico desenvolvido especialmente pensado no setor fitness, e tem a diferença de ter um grande enfoque em Chatbot.  Que, como você pode observar ao longo do post, é essencial para um negócio que pretende ser um sucesso no mercado.


Para tornar você um/a verdadeiro/a expert em estratégias de marketing para Facebook, e aprenda a dominar todas as estratégias de inteligência, como o Chatbot, o treinamento é organizado da seguinte forma:

 

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Modulo 1 – Configuração e Estruturas Operacionais

Antes de qualquer coisa, você irá aprender a criar a sua própria página no Facebook. Isso mesmo, aprender a criar, pois para que ela seja um sucesso e atraia um grande número de clientes, você precisa dominar aspectos como: o posicionamento, o tamanho ideal das imagens, o conteúdo das postagens, dentre outros. E isso você só irá conseguir aprender no curso.

 

Modulo 2 – Desenvolvimento da Branding Voice

Você realmente tem esses elementos bem definidos? Sabe quais são as melhores maneiras da sua empresa se apresentar para o público-alvo?

Não conhecer ou não definir bem esses elementos pode fazer com que os seus possíveis clientes não agreguem o valor que a sua empresa precisa para crescer no mercado.

Você poderá evitar esse e outros tipos de impedimentos de uma maneira simples que é ensinada durante o treinamento.
 

Módulo 3 – Criação de Anúncios e Estratégias de Remarketing

Um dos aspectos que mais confundem os empresários na hora de fazer a divulgação do seu negócio.

Afinal, quanto você deve investir? Qual a melhor maneira de anunciar a sua empresa? Você poderá aprender tudo de maneira didática e prática, incluindo o desenvolvimento do Ads e de alta conversão.

A proposta é dar os passos necessários para estruturar campanhas de anúncios de forma clara, objetiva e geradora de resultados.

 

Módulo 4 – Automações com Chatbot e Criação de Robôs

Chegamos ao assunto principal de todo o post e também o ponto central de toda estratégia de marketing no Facebook: as automações com chatbot.

​Neste momento, você poderá a dominar as ferramentas do futuro, e ainda ficar livre de fazer os mais diversos tipos de trabalho duro.

​Saiba como utilizar com alta performance o Chatbot e contrua um robo automático de aquisiçÃo de clientes 24 horas por dia.

 

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Se você chegou até aqui é sinal de que você realmente quer alavancar as vendas por meio do engajamento dos clientes e da melhorar o atendimento realizado, certo?

Então, não hesite em adquirir o curso Facebook Fitness.

Aproveite as grandes ofertas do site, que são por tempo limitado!

Acessando o site por esse link, você receberá um kit de robôs prontos para vender assim que finalizar sua matrícula http://facebookfitness.com.br

 

 

 

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