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Academia para idosos: Porque investir nesse mercado?

Pessoas jovens, corpos sarados e música moderna, um ambiente bem ao estilo fitness, certo? Não necessariamente!

Hoje o conceito de academia tem mudado um pouco, onde não apenas jovens e sarados as frequentam, mas a academia para idosos vem se tornando um novo segmento no mercado e tem gerado bons resultados para muitos empreendedores que acreditam e investem neste mercado.

Confira o webinar que está iniciando em alguns instantes

A população vem envelhecendo então o mercado precisa se adaptar as novas fases sociais, para poder atender aos consumidores dessa faixa de idade.

Uma pesquisa feita pela Acad Brasil em parceria com a PUC-SP e a PUC-RJ, mostrou que todos os estabelecimentos que são específicos para essa idade vêm se destacando e conquistando o mercado.

O número de pessoas com mais de 60 anos que frequentam a academia aumentou de 5% para 30% nessa última década.

O perfil do idoso já não é mais o mesmo de alguns anos atrás e também as exigências são outras. Por isso, é importante que todos os negócios, desde o pequeno até o grande, oferecem seus produtos ou serviços de saúde o público em geral.

O mercado da academia para idosos

As pessoas da terceira idade estão cada vez mais ativas,  praticam exercícios regulares, viajam com maior frequência e ainda são muito exigentes no quesito saúde e qualidade de vida.

Os gastos principais feitos pela terceira idade são com serviços de saúde e medicamentos, depois com roupas, cultura, turismo e bem-estar.

O problema é que mesmo a terceira idade estando mais ativa, muitos produtos e serviços oferecidos não estão adaptados e nem atendem as necessidades desses consumidores.

Mais ou menos 70% dos idosos são independentes financeiramente, ou seja, a grande maioria ainda é responsável pelas decisões e compras da família. Então o que eles buscam são serviços que se adequem às suas condições físicas.

Os idosos não são os mesmo de algumas décadas atrás que sentavam na frente da televisão e reclamavam das dores. Hoje em dia eles se preocupam com a sua saúde, com o corpo e procuram lugares adaptados para se manter saudáveis e em forma.

Mas como são poucos profissionais especializados e poucos lugares que oferecem um serviço de qualidade nesse sentido, investir em uma academia para idosos é  uma das melhores apostas para garantir um negócio rentável e de sucesso.

Outra grande tendência que atendem todas as exigências dos idosos é o serviço de Home Care, o que promove ações de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação a domicilio, ou seja, na casa do cliente.

Um excelente serviço que oferece cuidados a saúde e é completo e apropriado ao envelhecimento da população. O melhor é que para alguns idosos não existe nada melhor do que fazer suas coisas em sua casa.

Porque Investir nesse Mercado?

A maioria das pessoas da terceira idade possui tempo e dinheiro para investir em si mesmo e é justamente isso que faz com que este público procure por academias cada vez mais, já que a busca por mais saúde e qualidade de vida é o foco principal da terceira idade e perder a chance de atrair esse público para a sua academia com certeza não é uma boa decisão para o seu negócio.

A academia para idosos, além de ser um espaço fitness é de lazer. Desse modo as experiências de lazer junto com os exercícios praticados pelos idosos, oferecem novas oportunidades de interação e integração social, de forma ativa e produtiva, gerando novas aprendizagens e novos interesses.

Desse modo o aumento do público idoso nas academias é significativo. Dados mostram que cerca de 1,5 milhões de idosos estão aumentando os lucros de academias que atendem suas necessidades. Movimentando cerca de 600 milhões de reais por ano.

Segundo a ACAD as atividades mais procuradas pelos idosos são musculação supervisionada e musculação terapêutica, pois ajuda a prevenir problemas nos ossos, além dessas o pilates e alongamento estão ganhando o mercado.

Ter uma academia para idosos com todos os equipamentos e serviços de qualidade e que atendam às necessidades da terceira idade gera muito lucro e é um negócio que cresce muito rápido devido a grande demanda existente para esses serviços. Por isso este é um mercado que vale a pena investir!

Dificuldades Enfrentadas pelas Academias

Existem algumas dificuldades que as academias enfrentam quando querem prestar serviços para a terceira idade. Esse é um fato que ainda é preciso prestar muita atenção na hora de oferecer serviços para esse público, pois é necessário sempre proporcionar o melhor e com um cuidado diferenciado.

As dificuldades mais comuns enfrentadas por muitas academias na hora de oferecer serviços para a terceira idade são:

  • Não ter paciência para esclarecer as dúvidas aos idosos;
  • Atendimentos realizados com muita rapidez;
  • Colocar funcionários mais velhos para atender os idosos, pois isso causa sensação de segregação;
  • Usar termos técnicos para explicar fatores importantes e de essencial conhecimento ao cliente;
  • Não disponibilizar instalações acessíveis como rampas ou elevadores.

As grandes e pequenas empresas buscam o aperfeiçoamento e posicionamento no mercado. Os profissionais tem visto que suas atividades devem ser levadas a serio como negócios, com mais eficiência e buscando produtividade.

Nesta página você descobre como pode preparar o time para atender esse cliente tão especial 

Você deve ter certos cuidados para que possa atender melhor o público da terceira idade:

  • A localização é um ponto fundamental quando um serviço é voltado pra os idosos. Procure optar por lugares com um acesso facilitado, que apresente um estacionamento tranquilo.

 

  • Adapte seu espaço, tanto os espaços internos quanto os externos precisam ser adaptados com rampas e tudo mais para aqueles que precisam de um tipo de auxilio.

 

O cliente da terceira idade precisa ser ouvido, com muita calma. Esteja sempre a disposição e tenha funcionários que esteja sempre pronto para ouvi-los.

Demonstre preocupação e de atenção a seu cliente. Coisas simples como saber o nome, entrar em contato sempre que preciso ou no aniversário, com isso você vai conquistar muito clientes. Porque os idosos gostam de carinho e atenção.

Outro fator muito importante que muitas academias para idosos pecam é na hora de contratar uma equipe para realizar o atendimento ao público da terceira idade. Muitos profissionais ainda não estão adaptados para trabalhar com a terceira idade. Não adianta nada querer conquistar um novo público criando uma academia para idosos se sua equipe não esta preparada.

Além de ter que saber lidar com as pessoas da terceira idade e ter paciência é preciso ter um profissional que saiba criar programas de treinamento que sejam adequados às condições e limitações do idoso.

Lembrando que é preciso priorizar exercícios de fortalecimento muscular e os que geram o ganho de flexibilidade.

O profissional precisa sempre cuidar os aparelhos utilizados e também no modo com que é feito cada um dos exercícios.

Ao contrario dos jovens, os idosos demoram mais a se recuperar de uma lesão, e uma série de exercícios mal executada pode ser o suficiente para que um idoso se manter lesionado por um grande período de tempo.

Nesse caso, a dica é buscar por profissionais formados em gerontologia. Para quem não sabe esta é uma área de formação voltada para os cuidados com a pessoa idosa. Sendo assim, contar com profissionais que sejam formados nessa área é essencial para garantir que o serviço prestado a este público em sua academia será da mais alta qualidade e eficiência.

Vantagens de Oferecer o Serviço de atividade Física exclusiva para Idosos

As vantagens que uma academia pode gerar para os idosos são inúmeras, indo desde melhorar a qualidade e expectativa de vida, até mesmo benefícios envolvendo a sua estrutura física e a saúde como um todo.

Outras vantagens também são oferecidas a partir das realizações de atividades físicas, como melhorar a capacidade cardiovascular, o aumento da força muscular e da flexibilidade, o crescimento da autoestima e a capacidade de socialização.

As vantagens da academia para idosos surgem no momento em que o serviço oferecido trata com respeito e qualidade esse público, visando encontrar as formas mais adequadas para se adaptar ao idoso, fazendo com que a procura seja maior.

Os idosos de hoje em dia não querem ficar sem ter o que fazer, não querem caminhar sozinhos e nem ficar em casa cuidando dos netos, eles querem interagir se exercitar e se manter saudável ao mesmo tempo em que são bem cuidados.

Quando uma academia oferece tudo isso para os idosos as chances dela crescer e obter bons lucros são muito grandes.

A vantagem em trabalhar com serviços exclusivos para idosos é a satisfação de cuidar de quem um dia já cuidou de alguém.

A vantagem também esta no fato de que o crescimento diário da procura por academias adaptadas a idosos vem acontecendo de modo rápido e grande. Movimentando milhões por ano.

Como Atrair a Terceira Idade para Academia?

Se você tem o objetivo de atrair novos clientes e aumentar o lucro da sua academia, siga essas dicas e você vai conseguir conquistar de vez esse mercado bastante promissor que é ter uma academia para idosos.

  • Capacite a sua Equipe

Procure ter sempre profissionais bem atualizados e formados na área. É preciso saber desenvolver programas de treinamento corretos para cada tipo de condições e limitações dos idosos.

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  • Os trate de igual para igual

Muitos tentam atrair clientes da terceira idade oferecendo um tratamento diferenciado, como se os idosos fossem incapazes.

Sua intenção pode ser a melhor, mas não faça isso. Para conquistar um público idoso os trate igual para igual assim ele vai se sentir capaz e valorizado.

Mas não seja grosseiro ou impaciente, quando perceber que o idoso precisa de auxilio ou explicações ajude-o, e explique quantas vezes for necessário.

  • Descomplique

Para que seu público alvo seja atingido busque descomplicar tudo o que pode ser simples e adapte ao máximo seu espaço para a terceira idade.

Na hora da matricula ou de cartazes aumente o tamanho da letra, para que fique fácil dos mais velhos preencherem as fichas ou lerem algum aviso.

  • Incentive a novas experiências

Assim como as crianças não gostam de provar sabores que não conhecem, os idosos são bem parecidos, porem na questão de tentar algo que ainda é desconhecido para eles.

Por isso, procure incentivar as pessoas da terceira idade a praticarem alguma aula ou fazer algum treino na academia com o qual não estão acostumados. Faça com que este público quebre as barreiras e conheça coisas novas e diferentes do que já estão habituados.

Vale ressaltar que a sua equipe deve estar muito bem preparada para prestar todo o suporte necessário e transmitir segurança ao público da terceira idade.

  • Crie Parcerias e Promova Eventos

Duas grandes estratégias de marketing que são poderosas para atrair novos clientes são fazer parcerias e promover eventos.

Procure estabelecimentos que são bastante frequentados por idosos monte uma boa proposta de parceria e divulgue sua academia.

Por exemplo, se torne parceiro de um estabelecimento e a todos os clientes ofereça algum desconto. Isso fara com que sua marca seja mais visível e ajudara a inseri-la no meio que realmente interessa.

Os eventos são importantes também para criar um elo entre os idosos e sua academia, por exemplo, crie um evento de exercícios ao ar livre e mostre um pouco do que sua empresa faz para a terceira idade, a fim de conquistar futuros clientes.

Só não esqueça de que todo o evento deve ser direcionado apenas para seu público alvo.
Promova seus eventos e sua marca através das redes sociais, mesmo que os idosos não estejam presentes nelas, alguém próximo estará e com certeza indicará.

Espero que depois de ler esse artigo você se sinta preparado para investir em uma boa e bem estruturada academia para idosos, para que dessa forma seja possível conquistar resultados ainda melhores e, consequentemente, a satisfação dos seus clientes, sejam eles jovens, adultos ou mesmo idosos.

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