Gestão

A importância do Foco para uma liderança de sucesso

A diferença entre um chefe e um bom líder é o que diferencia uma empresa comum de uma empresa de grande sucesso.

A chave das grandes empresas é um líder que cumpre efetivamente seu papel, e o papel de um líder nada mais é que o direcionamento de foco de seus funcionários.

Porém, para um líder conseguir direcionar outras pessoas, ele mesmo deve ter o foco triplicado em seu trabalho.

O que é foco, afinal?

Muitos tendem a crer que foco é simplesmente pensar diretamente somente em uma coisa enquanto filtra-se o resto das informações externas a isso.

Porém, pesquisas indicam que se focar em múltiplas coisas em algumas situações é ideal para o cérebro. Algumas situações podem servir como um “atalho” de pensamento e não interrompem o seu foco.

Um líder então precisa desenvolver três tipos de foco. O foco pessoal, o foco nos outros e o foco no mundo externo. Intercambiar entre esses focos irá auxiliar no gerenciamento da empresa.

Conhecimento próprio

Um conceito tão abstrato é uma das chaves de como se focar no seu dia-a-dia. O foco pessoal e seu conhecimento, tanto físico quanto emocional, permite mapear suas decisões de forma mais calculista e precisa.

Para tal, controle próprio é necessário. Conseguir manter o foco em suas atividades, mesmo cercado por tentações e situações de seu interesse, é uma habilidade imprescindível para uma liderança forte.

Além de situações corriqueiras que podem lhe causar distrações, o controle próprio te permite ser frio a diversas situações cotidianas que podem te causar grandes dificuldades em manter seu trabalho focado.

Duas habilidades são dadas como cruciais para se manter um bom foco como líder. A habilidade de anular quaisquer distrações exteriores a sua atual situação, e a habilidade de conseguir ver seu objetivo e quão bom se sentirá ao concluir ele.

Focar-se nos outros

A origem latina da palavra “Atenção”, já tem como ideia própria o auxílio externo. Esse foco é importante para uma liderança efetiva.

Um bom líder será sempre empático com os demais, e sempre pensará no próximo juntamente a ele a cada decisão.

Achar bons líderes no mercado de trabalho não é uma tarefa tão difícil. Eles são sempre os que a opinião se destaca, os que os funcionários não temem e gostam de trabalhar junto e os que conseguem se situar no mesmo chão que seus funcionários.

Foco no mundo externo

Líderes com a capacidade de focar-se no mundo externo são comumente chamado de visionários. São bons ouvintes, mas não se limitam a isso. Eles são bons questionadores também.

Qualquer boa estratégia vai ter dois elementos como base: exploração das vantagens que já se possui e exploração para novas vantagens.

Enquanto exploração exige um grande foco em ambas as partes, conseguir conciliar as duas ideias é muito importante.

Não se pode somente se focar em um. Se focar na exploração do atual, suas fontes logo se esgotarão, enquanto se você se focar na exploração por novas oportunidades, você perderá seu foco no atual e não utilizará suas oportunidades ao máximo.

Comentários

Comentários

Blog Marketing de Academia

Desenvolvido por Junior Crocco com o objetivo de fomentar e incentivar o uso de estratégias de Marketing Digital para Academias aumentarem seus resultados na aquisição de leads, visitantes qualificados e, consequentemente, novos clientes.

Desenvolvido por V4 Company

Copyright © 2016 Marketing de Academia

Topo

Você quer aprender na prática como encher sua Academia, Studio ou Box? Inscreva-se no Workshop para assistir a série:

x