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15 motivos pelos quais você não deve ignorar o facebook para sua academia

Montar um perfil no Facebook para sua academia é uma tarefa que assusta alguns empresários. Gerenciar postagens, abastecer o espaço com conteúdo interessante todos os dias, responder usuários.

Conciliar todas estas tarefas com a administração do estabelecimento consumiria um tempo que muitos argumentam não ter. Mas ficar fora da maior rede social do momento é perder uma excelente oportunidade de negócios.

Ainda não acredita? Pois elaboramos um texto com 15 bons motivos pelos quais você não deve ignorar a força desta ferramenta para alavancar seus negócios.

Porque manter um perfil no Facebook para minha academia

Não criar um perfil no Facebook para sua academia é perder a oportunidade de alcançar um universo vasto de possíveis clientes.

Todos os dias, milhares de usuários se conectam a rede em busca de informações sobre os mais diversos conteúdos, interação com amigos e consulta de usuários sobre um estabelecimento, um produto ou um serviço.

Além deste motivo óbvio, existe outras boas razões que podem fazer você repensar sua decisão de “economizar tempo” com a manutenção de uma página corporativa para sua empresa.

Não há custo para abrir um perfil

Seja para montar uma página pessoal ou corporativa, o Facebook não realiza qualquer tipo de cobrança para que sua empresa tenha um espaço na rede social.

Embora seja utilizada majoritariamente para a troca de informações pessoais, é possível construir uma boa fan page, onde você pode compartilhar dados importantes de seu negócio, como horários de aulas, sugestões de exercícios, promoções e outras que julgue interessante para cativar cada vez mais alunos.

Visibilidade em escala

Por possuir um alcance que não se prende a limites geográficos, cada postagem feita por sua página pode conseguir, em questão de minutos, milhares de curtidas, comentários e, o mais importante, compartilhamentos.

Esta última ferramenta é extremamente importante, pois é com a divulgação em outras páginas que pessoas que não façam parte do número de seus fãs pode conhecer um pouco mais sobre seu trabalho e, quem sabe, tornarem-se seus novos alunos.

Consulta em tempo real aos números de sua página

O Facebook possui espaços onde os administradores de páginas de negócios conseguem avaliar, em tempo real e facilmente, os números de suas fan pages.

Ali é possível acompanhar, por exemplo, número de interações durante um determinado período de tempo, novos fãs, responder a dúvidas, impulsionar publicações, para atingir o maior número possível de pessoas ou, caso sua estratégia não esteja apresentando o resultado desejado, revisar tudo o que já fez até aqui e recomeçar.

Velocidade de atendimento

Por mais que sua academia tenha um horário flexível, em algum momento seus clientes encontrarão as portas fechadas.

Ao criar uma página no Facebook para sua academia você simplesmente acaba com este problema, pois a internet não tem horário de funcionamento.

Um novo aluno ou alguém interessado pode lhe mandar uma mensagem durante a madrugada, em feriados, fora do horário de atendimento de seu estabelecimento e ser respondido prontamente.

Além disso, o contato humanizado que a presença em uma rede social possibilita, é um ponto positivo, pois aproxima ainda mais você de seu público, tornando seu espaço ainda mais querido por alunos e futuros clientes.

Promover anúncios

O grande trunfo do Facebook para empresas, sem dúvida, é a possbilidade de promover anúncios, sejam eles gratuitos ou pagos.

Com uma fan page é possível montar propagandas direcionadas a um público específico, acompanhar os resultados quase que em tempo real, manter ou parar a estratégia de divulgação de acordo com seu objetivo.

É possível ainda investir dinheiro para aumentar o alcance das postagens e criar textos com menos “cara de anúncio” e mais com uma roupagem de dicas e publicações que despertem o interesse dos internautas.

Transformar sua fan page em site

Se você ainda não tem um site para sua empresa e não tem a menor ideia de como fazer, saiba que é possível utilizar sua fan page no Facebook como endereço online.

Para isso, basta utilizar algumas das plataformas gratuitas existentes na internet e converter seu espaço na rede social sem custo algum.

Se fazer presente

Mesmo que você seja daquelas pessoas que tem verdadeira aversão a possuir um perfil em qualquer rede social, é impossível fechar os olhos para o potencial de negócios destes espaços.

Muitos negócios, inclusive, são realizados via Facebook, então porque ficar fora dele? Ter uma página para sua academia neste espaço aumenta não apenas o número de contratos fechados, mas o percentual de pessoas que conhece seu espaço e recomenda aos amigos.

Descobrir o interesse de seu público

Se antes, para descobrir o que os clientes gostavam ou queriam ter em seu negócio era preciso colocar uma caixinha com sugestões na portaria, atualmente basta montar um perfil no Facebook para sua academia que todas as necessidades de seus alunos irão aparecer como mágica.

Por sua fan page, por exemplo, é possível medir quais aulas fazem mais sucesso, o que os interessados em treinar ali gostariam de encontrar, quais deficiências precisam ser consertadas, tornando seu atendimento cada dia melhor.

Aproveitar o tempo que um brasileiro passa no Facebook

Pesquisas recentes mostram que uma pessoa passa muito tempo conectada ao Facebook, cerca de sete horas por dia. Com todo esse tempo online, suas possibilidades de conquistar novos alunos ou aumentar sua exposição é enorme.

Além disso, com base nas curtidas, comentários e compartilhamentos de seus fãs é possível desenvolver conteúdo customizado, aumentando a interação e o engajamento do público com sua academia.

Tirar vantagem do vício das pessoas por esta rede social

O Facebook é viciante. São inúmeras enquetes, vídeos com animais encantadores, receitas, dicas de qualidade de vida. Quando um usuário comum se dá conta, já se passaram longas horas navegando pela rede social.

Com todas estas informações à mão, se manter fora do espaço é um grande erro.

Produzir textos instigantes, abusar de vídeo aulas, dicas de dieta e como aproveitar melhor os exercícios pode aumentar o contato entre sua empresa e as pessoas que estão em busca de uma vida saudável.

Aproveite a busca das pessoas por uma vida saudável

Como disse lá em cima, vivemos um período em que muito se fala da necessidade de ter uma vida saudável. Dieta, alimentação adequada, exercícios físicos… É tudo que sua empresa tem a oferecer.

Se fizer uma observação rápida na rede, você verá, por exemplo, que muitas pessoas consomem notícias sobre vida saudável, compartilham dicas de dietas e até mesmo rotinas de exercícios (as blogueiras fitness estão aí para provar que não estou mentindo).

Então, porque não aproveitar que a possibilidade de ter uma vida mais saudável é a missão de seu negócio e desenvolver uma fan page atraente no Facebook? Esse é o seu momento.

Oferecer boas promoções

Todo possível consumidor, seja aluno de academia ou não, gosta de promoções. Economizar e ainda ganhar algum presente por contratar um serviço atrai muito.

Com o Facebook você pode atingir um maior número de interessados ao compartilhar estratégias deste tipo em sua rede. Sabe aquelas estratégias comuns, do tipo traga um amigo e ganhe x% de desconto?

Embora sejam triviais, estas iniciativas podem ter um alcance muito maior se divulgadas nesta rede social em comparação a anúncios veiculados apenas em seu site próprio.

Elevar o tráfego de usuários em seu site

Criar um Facebook para sua academia pode ser benéfico também para o site de sua empresa.

Não imagina como? Pois eu explico. Diversos sites, dos mais variados ramos de negócios, registraram aumentos exponenciais em sua audiência após a criação de uma fan page.

Por quê? Simples. Muitos usuários, que desconhecem seu endereço, acabam entrando em seu site pela primeira vez guiados pelo Facebook. Por isso é importante trabalhar em conteúdo atraente e que sempre conduza os usuários para sua página.

Incentiva sua vontade de aprender

Embora seja um efeito secundário, ao montar uma página no Facebook, o empresário começa a se ver envolvido em pesquisas e no desenvolvimento de conteúdo especializado com a intenção de conquistar cada vez mais fãs.

Uma consequência disso é que você tende a dominar temas relacionados à sua área de atuação, tornando-se mais criativo e capaz de atender a seu público com mais qualidade.

Conhecer a concorrência

Ao criar uma página no Facebook para sua academia você não apenas passa o tempo criando conteúdo para alimentar sua página como também pode utilizá-la para conhecer um pouco melhor seus concorrentes.

Frequentar páginas similares, ver o que eles oferecem a seus alunos, pesquisar técnicas de exercícios que podem fazer sucesso, mas que não fazem parte das disciplinas que oferece são apenas algumas das vantagens que você pode ter ao estar presente na rede social.

Além disso, pode também fazer parcerias com estabelecimentos ligados à busca por uma vida saudável, melhorando ainda mais os serviços que oferece aos que frequentam sua academia.

Como montar uma fan page para minha academia?

Depois de tantos motivos, creio ter sido capaz de convencer você do erro que estaria cometendo se permanecesse fora do Facebook, certo? Pois agora é o momento de dar algumas dicas para ajuda-lo a montar uma boa fan page e atrair o maior número possível de fãs para seu espaço.

Apresente sua academia a seu público

Para evitar que sua fan page seja apenas mais uma utilizada para divulgar academias, trabalhe para se diferenciar. Apresente sua empresa, grave pequenos vídeos com aulas que serão sucesso de público, faça postagens personalizadas, chame os usuários para conhecer seu espaço.

Monte dicas de exercícios e dietas

Academia é sinônimo de vida saudável, e internautas são automaticamente atraídos por conteúdos inovadores. Então, aproveite sua experiência neste segmento e monte dicas de postagens com tudo aquilo que atrairá a atenção de atuais e futuros alunos.

Sugestões de séries de exercícios, dietas ou alimentos que podem ser consumidos antes ou depois de cada aula podem conquistar muitos usuários. Além disso, postagens com mitos e verdades sobre a prática de atividades físicas costumam ter boa repercussão, gorando muitas curtidas e compartilhamentos.

Integre segmentos de divulgação

Montar anúncios que podem ser divulgados via Facebook ou outras redes sociais, como Instagram ou Twitter aumenta não apenas o tráfego de pessoas em sua fan page como leva mais usuários para seu site, em busca de informações sobre aquilo que você está oferecendo.

Uma estratégia que pode funcionar para atrair mais seguidores é realizar sorteios rápidos periodicamente. Montar parcerias com redes de suplementos alimentares, lojas de suplementos alimentares ou oferecer kits de produtos com desconto são boas alternativas para ganhar curtidas e popularizar sua academia.

Utilize a publicidade no Facebook

Ao montar um Facebook para sua academia tenha o cuidado de ter sempre uma estratégia de publicidade pronta para divulgar anúncios relacionados a aulas, promoções ou a criação de turmas especiais.

Para aumentar o alcance de suas propagandas basta investir um pouco de dinheiro e impulsionar o anúncio. Quando digo pouco, é pouco mesmo. Algumas postagens podem ser impulsionadas com alguns reais e alcançar milhares de pessoas em dias.

Aqui, a recomendação ainda é personalizar as campanhas. Evite usar termos como “venda” e elabore textos diferenciados, com cara de dicas e que levem o usuário a adquirir aquilo que você está oferecendo.

Monte promoções para aumentar a interatividade

Criar anúncios que estimulam assinaturas em grupo ou por casais, por exemplo, é uma excelente alternativa para elevar a interatividade dos internautas que acessam sua página.

Vale ainda aproveitar datas comemorativas para criar campanhas personalizadas, que despertem a curiosidade dos usuários. Que tal oferecer um tour gratuito por sua academia feito totalmente via internet?

Estes elementos criativos podem convencer aquelas pessoas que tem o desejo de frequentar uma academia, mas postergam a decisão por falta de tempo ou animação.

Faça atualizações constantes

Criar uma página e esquecer de atualizá-la é um pecado mortal para qualquer rede social. Internautas simples abandonam endereços que não exibem conteúdo novo com certa periodicidade.

Para manter e aumentar o número de fãs que curtem seu espaço, crie um calendário de postagens e busque publicar conteúdo em sua fan page regularmente.

Monte enquetes, poste vídeos, peça sugestões, tire dúvidas. Todos estes elementos aumentam a interatividade e aproximam o público da sua empresa.

Ter um perfil no Facebook para a sua academia é importante não apenas para ver, mas também para ser visto na rede. Se aproximar dos usuários é um passo importante para levar seu negócio para a frente.

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